Projeto Guri terá mais recursos e três novas orquestras

Verba de 1% da arrecadação do faturamento de empresas públicas e privadas será aplicado na modernização e criação de pólos

qui, 17/01/2002 - 12h38 | Do Portal do Governo

Verba de 1% da arrecadação do faturamento de empresas públicas e privadas será aplicado na modernização e criação de pólos

Crianças e adolescentes carentes de Caçapava, Embu e Guapiaçu terão a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais e fazer parte de orquestras sinfônicas. O Governo do Estado, a partir desta sexta-feira, dia 18, vai instalar nos três municípios os primeiros pólos do Projeto Guri. Além disso, todas as orquestras e coros do projeto vão receber R$ 1,3 milhão para ampliação das atividades deste ano, provenientes da Secretaria Estadual da Cultura e patrocinadores.

O Projeto Guri desenvolve, desde 1995, habilidades e potencialidades musicais de crianças e adolescentes, com idade entre oito e 18 anos, que vivem em áreas culturalmente carentes. A formação de orquestras contribuiu para a redução da violência e o aumento da auto-estima dos jovens atendidos.

Considerado modelo de ação sociocultural pela ONU, o programa atende atualmente mais de 10 mil crianças e adolescentes em 41 pólos espalhados pelo Estado. Desde que foi criado, o Guri recebeu mais de 43 mil crianças e adolescentes em diversos municípios paulistas. Ao todo, as orquestras e coros do programa realizaram mais de mil apresentações para cerca de 333 mil espectadores. Este ano, o Guri deve chegar a 100 pólos instalados para atender 20 mil pessoas.

Amparado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Projeto é realizado pelo Governo do Estado e conta com patrocínio de empresas como Telefônica, Cosesp, Enger, Hedging-Griffo Corretores de Valores e Cultura Inglesa, entre outras.

Cíntia Cury