Projeto Guri terá mais dois pólos na Capital

nd

ter, 21/08/2001 - 17h16 | Do Portal do Governo


O Projeto Guri está ganhando mais duas unidades na Capital. A partir desta terça-feira, dia 21, jovens que moram no bairro de Campo Limpo, Zona Sul da Capital, ou vivem na unidade da Febem-Brás, na Zona Leste, terão a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais e formar uma orquestra ou um coral. O decreto para a implantação dos dois pólos culturais do Projeto Guri foi publicado no Diário Oficial.

O Projeto Guri é um programa de formação musical clássica e popular da Secretaria Estadual da Cultura, voltado principalmente para crianças e adolescentes carentes, na faixa etária que vai dos 8 aos 18 anos. O objetivo não é formar músicos, mas elevar a auto-estima dos jovens e adolescentes para reintegrá-los à sociedade, por intermédio da música.

No Guri não existe a rotina rígida das orquestras sinfônicas comuns. O coral e a orquestra formados pelo programa normalmente atingem crianças que não tinham qualquer conhecimento musical. Os instrumentos são apresentados aos jovens pelos professores, que tocam para que conheçam o som de cada um. Cada adolescente escolhe o que mais agradar. Quem não se adaptar, ainda tem a opção de escolher um novo instrumento.

Mais de 7,5 mil crianças estão no Guri

O Projeto Guri foi criado em 1995 para levar educação musical a crianças e adolescentes do Estado de São Paulo. Até agora, mais de 7.500 jovens foram beneficiados. Desde que o programa foi implantado, os integrantes do Guri participam do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que é também patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Com as duas novas unidades, o Guri passa a contar agora com 37 pólos espalhados por todo Estado. Na Capital: Mazzaropi/Brás; POF/Morumbi (Comunidade Paraisópolis); Casa de Solidariedade I/Campos Elíseos; Casa da Solidariedade II/Pq. Dom Pedro; Dom Macário/Vila Maria; Polo 100% Guri (Família Negritude); Polo Júlio Prestes/Centro; Achiropita/Bela Vista; Campo Limpo; Febem/Tatuapé e Febem/Brás. No Interior: Álvares Machado, Américo de Campos, Campos do Jordão, Cubatão, Emilianópolis, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jaci, Limeira, Pontal do Paranapanema (nos assentamentos dos sem terra), Neves Paulista, Osasco, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pindamonhangaba, Potirendaba, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Santos, São Roque, Taubaté, Tupi Paulista, Caraguatatuba e São Vicente.