Projeto Guri será implantado em todas as unidades da Febem

Adolescentes receberão mais de 2,5 mil instrumentos musicais

qui, 27/11/2003 - 12h40 | Do Portal do Governo


“A música não é só a arte do som. Tem uma magia que me fez acreditar em mim mesmo. Com isso, hoje sou mais feliz”. O depoimento do ex-interno da Febem Rafael Santos, 18 anos, marcou a cerimônia de parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Cultura, que vai permitir a ampliação do programa para as 69 unidades da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) instaladas em todo o Estado. O evento foi realizado na unidade de Pirituba, com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do presidente do grupo Votorantin, Antônio Ermírio de Moraes, que doou mais de 2.500 instrumentos musicais aos jovens internos, que estarão disponíveis a partir de 2004.

O objetivo do programa, da Secretaria de Estado da Cultura, iniciado em 1995, é resgatar a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes por meio da música. O Guri já está implantado em 110 pólos em todo o Estado e em quatro unidades da Febem na Capital (Mooca, Parada de Taipas, Pirituba e Tatuapé), beneficiando 180 jovens. Com a ampliação, prevista para 2004, a proposta é expandir o programa nas demais unidades da Febem (65), beneficiando cerca de cinco mil internos. Desde sua criação, o Projeto já atendeu 23 mil crianças e adolescentes (incluindo internos da Febem), com idade entre 8 e 19 anos.

Desenvolvido por meio de núcleos de ensino musical, o Guri faz uso da metodologia do aprendizado coletivo de instrumentos de cordas e de sopro, convergindo para a formação de orquestras-escola, corais infantis, conjuntos de violões e outros grupos musicais.

“A música é importante na vida de todos nós. Faz parte do nosso cotidiano”, disse o governador Geraldo Alckmin ao se referir à importância que a arte musical tem na recuperação dos menores infratores. “Acreditamos na recuperação dos nossos jovens. Esse é o caminho. Temos um desafio que é fazer com que ele saia da Febem com qualificação profissional e com emprego garantido”, assinalou Alckmin. Exemplificando a importância das parcerias que vêm sendo adotadas com a iniciativa privada, ele mencionou que na lanchonete McDonald’s de Ribeirão Preto, ex-internos foram considerados, pelo segundo mês consecutivo, funcionários do mês.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que o Governo do Estado não mede esforços para que os jovens que estão na Febem possam ter uma segunda chance na vida. “A arte trabalha com a beleza da alma humana e o esporte, o espírito de equipe e emoção”.

Antônio Ermírio de Moraes destacou que o Projeto Guri tem como prioridade conduzir esses jovens a um futuro melhor. Sobre a atuação do programa, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, comentou que o Guri está implantado em 110 pólos em regiões carentes. “O índice de criminalidade entre as crianças que participam do Guri nestes lugares é zero”.

Premiações do Guri

Em junho de 2000, o Guri recebeu o “Prêmio Multicultural Estadão”, em reconhecimento pelos resultados que vem apresentando. Esse prêmio é concedido anualmente a artistas, intelectuais e fomentadores culturais. Em fevereiro de 2001, foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Em 2001, o programa marcou presença no Simpósio Internacional Ruídos e Palavras, iniciativa voltada para adolescentes em Nápoles, na Itália.

Sobre a Febem

A Febem atende em todo o Estado mais de 19 mil jovens, dos quais 6,7 mil em privação de liberdade (regime de internação e semi-aberto) e 12,7 mil em regime meio aberto. Conta com 70 unidades, das quais 44 na Capital, sete na Grande São Paulo e 19 no Interior.

De dezembro de 1997 até setembro de 2003 foram investidos mais de R$ 104 milhões, que possibilitaram a criação de Unidades Educacionais de menor porte em todo o Estado. De 1999 a outubro deste ano foram abertas 3.668 vagas, decorrentes de 55 construções e reformas. Atualmente, estão sendo construídas as seguintes unidades: Vila Maria 2, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Raposo Tavares I e Raposo Tavares II. Em 2003, foram entregues três unidades: Tietê-Vila Maria I, Centro Olímpico (Raposo Tavares) e Tatuapé.

Valéria Cintra