Projeto: EMTU/SP apresenta reorganização do transporte metropolitano

O projeto será apresentado no '6º Encontro de Secretários de Transportes Municipais'

qui, 17/11/2005 - 18h58 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – estará presente amanhã, dia 18/12, no ‘6º Encontro de Secretários de Transportes Municipais – Região Metropolitana de São Paulo’, organizado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e a Prefeitura do Município de Osasco.

O evento ocorrerá no Solarium Parque Hotel Spa, na Rua Conde Luiz Eduardo Matarazzo, 100, Vila São Francisco – Divisa dos municípios de São Paulo e Osasco, das 8h30 às 12 horas. No encontro serão apresentados planos, projetos e ações consideradas estratégicas e essenciais para a Região Metropolitana de São Paulo.

EMTU/SP

A apresentação da EMTU/SP se restringirá ao transporte metropolitano da sub-região Oeste onde estão localizados os municípios de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Carapicuiba, OsascoVargem Grande Paulista e Cotia.

O conceito de racionalização das linhas na sub-região Oeste está em revisãocom a reformulação do projeto original que incluía a construção de grandes terminais, como o Terminal Carapicuiba. Por conta dos estudos de
implementação da bilhetagem eletrônica no sistema metropolitano por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo, estuda-se a implantação de estações de transferência de concepção mais simples, com intervenções menos pesadas, além da adequação do viário para priorizar o transporte coletivo.

As estações de transferência permitirão a integração (baldeação) das chamadas linhas alimentadoras, vindas de locais mais afastados, com as linhas estruturais que operam em eixos mais carregados e que fazem ligações para os grande pólos regionais daquela área como Alphaville, Osasco e SãoPaulo. Ainda há possibilidade de, nos horários de pico, não haver a necessidade de baldeação para as linhas estruturais, diminuindo o tempo de viagem dos clientes metropolitanos.

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
C.A.