Projeto do parque prevê a implantação de centros culturais e profissionalizantes

As obras serão realizadas em duas novas etapas

dom, 21/09/2003 - 13h32 | Do Portal do Governo


Com o objetivo de ser um local voltado sobretudo à juventude, o Parque da Juventude irá contar no futuro com espaços voltados à prática de outras modalidades esportivas, centros culturais e de formação profissional, para auxiliar os jovens a se inserirem no mercado de trabalho. As obras serão realizadas em duas novas etapas.

2ª etapa

A 2ª etapa do Parque da Juventude já está em fase final de licitação. Nesta etapa, denominada de Parque Central, serão implantadas áreas para a prática de outras modalidades esportivas, centros culturais e uma Escola de Formação Profissional.

O governador Geraldo Alckmin informou que na semana que vem a licitação deve ser concluída e a segunda etapa deverá ser entregue no ano que vem. ‘Nesta fase a população terá acesso, na Zona Norte da Capital, a 150 mil metros quadrados de área verde preservada’.

O secretário Lars Grael lembrou que este espaço é comparável ao Parque do Ibirapuera.

A extensa vegetação nativa existente na área central do Parque será preservada e recuperada, passando a abrigar gramados, passeios, ciclovia e um anfiteatro. Também haverá espaço para a piscicultura ornamental e parte da muralha do antigo presídio será preservada para a observação da área verde e prática de “rapel”.

3ª etapa

A terceira fase, chamada de Parque Institucional, está em fase de elaboração e irá levar cursos profissionalizantes para o Parque. Do conjunto de pavilhões onde funcionava o presídio, quatro não serão demolidos e passarão a abrigar centros culturais e de formação profissional, para auxiliar os jovens a entrarem no mercado de trabalho.

Para esta etapa estão previstos:

– Centro Cultural: contará com escolas de dança e artes cênicas, compostas de cursos regulares e variáveis, com espaço para laboratórios cênicos, de dança e ópera.

– Centro de Excelência do Terceiro Setor: em uma área útil de 6.750 metros quadrados será criado um espaço de informação e estímulo à participação social. O espaço será formado por um Centro de estudos de integração entre Governo e Terceiro Setor, Centro de informação juvenil, Centro de Formação em Empreendedorismo Social, Incubadora Social e Condomínio de Ações. Tudo com o objetivo de disseminar a tecnologia em terceiro setor.

– Centro Tecnológico Paula Souza: A unidade será equipada com laboratórios modernos e em estreito relacionamento com diversas empresas regionais transformando-se em ambiente ideal para formação de alunos que buscam ingresso imediato no mercado de trabalho.

– Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital: O objetivo é proporcionar a inclusão digital aos freqüentadores do Parque. Numa área de 7.500 metros quadrados, o local irá disponibilizar acesso à internet, núcleo de idiomas, Poupatempo e Biblioteca de Alexandria.

Rogério Vaquero