Projeto do apresentador Netinho terá apoio do Governo do Estado

nd

qui, 20/12/2001 - 15h48 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado, por intermédio da Nossa Caixa, da Imprensa Oficial do Estado e da Sabesp, vai contribuir para a construção da sede própria do Instituto Casa da Gente, conduzido pelo apresentador de TV, Netinho. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, que acompanhou o início das obras nesta quinta-feira, dia 20, na Cohab II de Carapicuíba.

A entidade atende atualmente 1500 crianças de 7 a 19 anos, com atividades culturais, esportivas e de complementação escolar. ‘Esse é um belo projeto, porque melhora muito o rendimento escolar das crianças e dá oportunidade de trabalhar em equipe e colocar em prática os conceitos de cultura e civismo’, disse Alckmin. Para ele, entidade como a Casa da Gente também é um grande caminho para se diminuir a violência nas regiões periféricas, com pouca opção de lazer aos jovens. ‘Parceria que firmamos, como esta, é o melhor caminho para se construir uma sociedade melhor’, ressaltou o governador.

De acordo com Netinho, a entidade já funciona há 7 anos, mas não dispõe de sede própria. Hoje, a entidade está atendendo os jovens, provisoriamente, no Ginásio de Esportes Ayrton Senna. O projeto terá onze mil metros quadrados de área para a construção de quadras poliesportivas, piscinas e salas para cursos de teatro, dança, música. O terreno foi doado pela prefeitura de Carapicuíba e a primeira etapa da obra será entregue em abril de 2002. Quando concluída, a nova sede da entidade poderá atender três mil crianças e jovens de 3 a 19 anos. ‘Já temos assegurado R$ 250 mil como contrapartida da iniciativa privada, e agora contamos com essa parceria importante do Governo paulista para assegurar a segunda etapa das obras’, disse Netinho, acrescentando que o projeto já está enquadrado na Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais e sociais. O apresentador observou que esses jovens da periferia não tem opções de cultura e lazer e acabam se entregando à marginalidade. ‘Muitos jovens daqui estão nas unidades da Febem’, lembrou o apresentador.

Em Carapicuíba existem mais de 240 mil crianças entre zero e 19 anos, segundo o diretor do Instituto Casa da Gente, Luis Leandro, e somente na Cohab está concentrado um terço dessas crianças e jovens.

Gislene Lima