Projeto de Recuperação Ambiental da Baixada Santista deve ser assinado em Junho

Programa prevê 100% de água e esgoto tratados para nove municípios da região, além de monitoramento ambiental de mananciais

sex, 23/04/2004 - 9h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu em café da manhã, nesta sexta-feira, dia 23, o diretor geral do Departamento de Assistência e Desenvolvimento do JBIC (Banco Japonês), Kunio Hatanaka.

Durante o encontro, foi discutida a perspectiva de assinatura de convênio, no mês de junho, para implantação do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista. O objetivo é dotar os nove municípios da região, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, São Vicente, Guarujá, Peruíbe e Cubatão, de 100% de coleta e tratamento de esgoto e de fornecimento de água tratada. O projeto também prevê o monitoramento ambiental dos mananciais.

De acordo com o secretário de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, o programa tem custo previsto de R$ 1 bilhão, dos quais 50% devem ser provenientes da Sabesp e os outros 50%, financiados pelo JBIC.

O projeto está tramitando no Senado Federal e no Ministério da Fazenda. “A partir da aprovação, poderemos assinar o contrato e, em seguida, lançar os editais de licitação”, explicou Arce. As obras serão iniciadas após a licitação e levarão cerca de quatro anos para serem finalizadas.

Também participaram do encontro o secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, e o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira.

Cíntia Cury