Projeto Aprender a Empreender terá mais 200 vagas para jovens carentes

Programa oferece oito cursos profissionalizantes a pessoas com idade entre 15 e 24 anos

qui, 04/08/2005 - 12h23 | Do Portal do Governo


Preparar jovens carentes para exercer uma profissão no futuro. Esse é o objetivo do Projeto Aprender e Empreender, que recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira, dia 4. O governador anunciou que o programa, que atende atualmente 300 jovens, passará a oferecer um total de 500 vagas. “O número de vagas será aumentado para atender a fila de espera”, afirmou.

Uma parceria entre a entidade Centro de Assistência Social Por Um Novo Mundo e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, o Aprender a Empreender oferece oito cursos para jovens com idade entre 15 e 24 anos: hotelaria, moda, auxiliar administrativo, confeitaria, assistente de cozinha, garçom ou garçonete, eco-mercado e eco-turismo.

O Estado investe R$ 30 mil por mês no programa Aprender a Empreender. Os recursos são utilizados nas despesas com recursos humanos, material pedagógico e alimentação dos alunos.

A diferença para outros cursos de capacitação profissional, é que nesse os alunos permanecem no mínimo um ano no projeto e têm aulas de português, matemática, inglês, informática e estágio em empresas. Além de ensinar uma profissão, também desenvolve a cidadania, com palestras sobre temas como DST/AIDS, drogas e gravidez na adolescência.

Com o objetivo de incentivar a conclusão dos estudos regulares, os jovens recebem R$ 60,00 por mês do programa Ação Jovem, mediante a comprovação de freqüência escolar.

Sala de Leitura

Alckmin também inaugurou uma Sala de Leitura dentro do Centro de Assistência Social Por Um Novo Mundo, que conta com um acervo de 10 mil livros. É a 66ª sala de leitura inaugurada no Estado de São Paulo pelo Programa São Paulo: um Estado de Leitores.

Criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa incentiva a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Em maio deste ano, o programa alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

Além das bibliotecas, o programa abriu salas pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, centros de integração da cidadania, centro de detenção e penitenciária e centros esportivos e culturais.

Carlos Prado / Macedo Júnior

C.C.