Projeto Alquimia qualifica mais 1.099 trabalhadores para a indústria plástica do ABC

nd

qua, 20/02/2002 - 17h32 | Do Portal do Governo

Com mais de 4,5 mil trabalhadores qualificados nos últimos três anos, o Projeto Alquimia comemora, nesta quinta-feira, dia 21, a formação de sua terceira turma.

Resultado de ampla parceria na região, liderada pela Câmara do ABC, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert) e Senai, o Alquimia já recebeu mais de R$ 3,4 milhões do FAT.

Reconhecido pelas indústrias plásticas do ABC, os cursos, com duração média de 400 horas, são atualizados de acordo com a evolução do mercado. Empresas grandes como Kolynos e Fergusa, ou pequenas e médias, como Plasmix e Plásticos Regina, são exemplos das que vêm buscando funcionários entre os formandos do Alquimia.

Até empresas de São Paulo, como a Interplastic, ou mesmo do ramo de borracha, como a Neopan, estão procurando trabalhadores qualificados pelo projeto, segundo o coordenador técnico do Alquimia, Júlio César Sacramento. Ele afirma ainda que a Abiplast e o Sindicato dos Químicos do ABC estão para iniciar uma pesquisa de avaliação dos resultados do Alquimia.

O esforço de qualificar para o segmento plástico, especialmente trabalhadores desempregados ou na iminência de perder o emprego por falta de qualificação, começou após pesquisa realizada em 1998 pelo Sebrae e Unicamp, que detectou ser a região uma das mais promissoras para o desenvovlimento dessa indústria.

Isso porque o ABC reúne companhias de toda a cadeia produtiva química e petroquímica, além de contar com enorme contingente de pequenas empresas produtoras de plásticos.

A pesquisa também constatou o potencial de crescimento do mercado, pois o Brasil consome em média 24 quilos do material por pessoa/ano, enquanto Europa e Estados Unidos chegam a consumir 150 quilos. ‘Faltava mão-de-obra mais especializada’, afirma o secretário-adjunto da Secretaria de Emprego, José Roberto Correia Soeiro.

A formatura dos 1.099 qualificados da terceira turma será às 19 horas, na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo (Rua 28 de Outubro, 61, Centro).