Programas estaduais destinados à juventude devem ampliar número de adolescentes beneficiados

nd

qui, 29/11/2001 - 11h37 | Do Portal do Governo


São Paulo – Na abertura do fórum ‘Juventude – Novos Caminhos’, na manhã desta quinta-feira, dia 29, o governador Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil é um país com uma população predominantemente jovem. ‘Mas precisamos também ser um país para os jovens’, alertou.

Alckmin falou sobre alguns dos programas estaduais destinados à juventude e defendeu a realização de parcerias para ampliar número de adolescentes beneficiados. Uma das iniciativas citadas foi o Projeto Guri, que organiza orquestras com crianças e jovens carentes.

Outra ação bem sucedida é o projeto ‘Parceiros do Futuro‘ que oferece atividades culturais, esportivas e de lazer nas escolas aos sábados e domingos. ‘A escola não é para ficar fechada nos finais de semana’, afirmou o governador. Atualmente mais de cinco milhões de pessoas participam dessas atividades em mais de 100 unidades de ensino na Capital, Região Metropolitana e Interior.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, informou que o ‘Clube Cidadão‘, recém-lançado pelo governo paulista, vai permitir que cinco mil atletas adolescentes carentes, com idades entre 12 e 18 anos, treinem em clubes esportivos da Capital.

Chalita lembrou ainda que dentro desta proposta de oferecer espaços produtivos para a juventude, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU) está construindo quadras em vários conjuntos habitacionais, onde poderão ser realizadas atividades culturais, esportivas e de lazer. O objetivo de todas estas ações, segundo o secretário, é dar espaço para que os jovens possam explorar seu potencial canalizando energia para atividades saudáveis.

Rogério Vaquero