Programas estaduais dão oportunidade de trabalho aos jovens

Emprego, jovem e sua integração social foi o tema do primeiro painel do fórum 'Juventude - Novos Caminhos'

qui, 29/11/2001 - 13h55 | Do Portal do Governo

O primeiro painel do fórum ‘Juventude – Novos Caminhos’, que está sendo realizado ao longo do dia de hoje, no Memorial da América Latina, teve como tema: Emprego, o jovem e sua integração social.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, destacou o ‘Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho’, fruto de uma parceria do Governo do Estado com empresas privadas, que oferece estágio para jovens entre 16 e 21 anos.

Estudantes matriculados em escolas da rede pública estadual da Região Metropolitana de São Paulo têm acesso a estágios de até seis meses, com jornada de quatro horas diárias, cinco dias por semana e com remuneração mínima de R$ 130 mensais, sendo que R$ 65,00 são pagos pelo governo, que também se responsabiliza pelo seguro de vida e de acidentes pessoais. Como resultado, cerca de 30% dos estagiários são efetivados pelas empresas.

Os estudantes podem se inscrever por meio de formulários distribuídos na secretaria das 1.300 escolas estaduais ou via internet. Qualquer organização pode participar do programa, independente do ramo de atividade. As que têm até 40 funcionários podem contratar dois estagiários. De 41 a 80, quatro estagiários e aquelas com mais de 80 podem cadastrar até 5% de suas vagas.

Os empresários interessados em se cadastrar podem ligar para a Central de Captação de Vagas (0XX11) 3311-1234 / 3311-1256 ou acessando o site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Os outros participantes do painel foram o padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera; Juliana Pagano, da Associação Profissionalizante BM&F; e Alfredo Colenci Júnior, da Fundação Paula Souza, que falaram sobre as atividades desenvolvidas para formação profissional dos jovens.

A Obra Social Dom Bosco chega a atender 23 mil pessoas em vários programas educacionais e profissionalizantes. Já o Programa Faz Tudo, da BM&F, trabalha com jovens de 15 a 20 anos das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo vários tipos de cursos como informática e mecânica.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, mantém cem escolas técnicas em todo o Estado, atendendo 80 mil alunos, e nove faculdades de Tecnologia, onde estudam dez mil universitários.