Programas de capacitação e de emprego atendem trabalhadores do Estado

nd

ter, 30/07/2002 - 15h57 | Do Portal do Governo

Pessoas que estão em busca de emprego, assim como o jovem que deseja iniciar sua vida profissional, podem contar com os programas Balcão do Emprego e o Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho. Além disso, foi criado o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT para prestar serviços voltados ao mercado de trabalho.

Balcão de Emprego

Um serviço de intermediação de mão-de-obra on-line que possibilita o encontro de quem procura emprego com as oportunidades do mercado de trabalho, o balcão funciona como uma ponte entre trabalhadores e empresários. Cada cidadão pode procurar vagas de trabalho disponíveis no Sistema Público de Emprego, e, por sua vez, as empresas podem pesquisar currículos cadastrados e gerenciar sua oferta de vagas pelo mesmo sistema, excluindo vagas já preenchidas ou acrescentando novas.

Acessando o site da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), ointeressado poderá se cadastrar como candidato à vaga ou empresa fornecedora de oportunidade. Além disso, é possível procurar por uma vaga, de acordo com a área de interesse.

Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho

O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é um programa de estágios pelo qual jovens regularmente matriculados no ensino médio podem ter sua primeira oportunidade de experiência profissional.

Os objetivos são preparar o jovem para o exercício da cidadania; envolver a sociedade para participação e responsabilidade pelo futuro de nossos jovens; atender às novas diretrizes da educação do Ensino Médio, proporcionando a formação para o trabalho; reduzir a exposição dos jovens aos riscos individuais e sociais; proporcionar ao aluno o fortalecimento de sua auto-estima; ser um estimulo para o desempenho escolar e permanência nas escolas e adquirir experiência de trabalho.

Os jovens interessados poderão se inscrever acessando o site da Secretaria de Emprego, www.emprego.sp.gov.br.

Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT

O PAT está em todo o Estado e oferece, entre outros serviços, intermediação de mão-de-obra; inscrição para o seguro-desemprego; emissão de Carteira de Trabalho; orientação trabalhista; orientação sobre o Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência no Mercado de Trabalho – Padef; e acesso aos cursos gratuitos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e informações sobre o Programa de Geração de Emprego e Renda.