Programação: TV Cultura estréia documentário inédito da série Saúde Brasil

Programa, será exibido no dia 28 de setembro, e aborda o infarto e o derrame cerebral

sex, 19/09/2003 - 17h20 | Do Portal do Governo

Está marcada para o próximo dia 28 de setembro de 2003, domingo, às 7h, a estréia de mais um documentário inédito da série Saúde Brasil, pela TV Cultura e demais emissoras educativas do País.

O programa, produzido pela Aguilla Comunicação, produtora especializada em projetos de educação em saúde, terá o tema Infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

O objetivo é levar aos telespectadores, numa linguagem simples e acessível, informações relevantes sobre esses males, considerados dois dos piores problemas cardiovasculares que atingem a população, além de apresentar formas de prevenção, sintomas e os tratamentos mais indicados.

No Brasil, as doenças cardiovasculares matam cerca de 300 mil pessoas e figuram entre as principais causas de morte no País. Tanto o infarto quanto o acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame, são causados principalmente por aterosclerose, ou seja, o acúmulo de gorduras e outras substâncias nas artérias que levam o sangue ao coração.

Quando as paredes das artérias ficam estreitas, devido às placas formadas por tais substâncias, o bombeamento do sangue torna-se mais difícil, gerando problemas como o infarto e o derrame.

O processo que leva à aterosclerose é lento e geralmente desencadeado por fatores de risco como tabagismo, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo e histórico familiar. Estão mais aptos a adquirir problemas dessa natureza homens entre 50 e 70 anos.

Outra questão importante é estar atento aos sintomas que indicam a possibilidade de um infarto ou de um derrame. Dor, tontura, náusea, palidez e sudorese são sinais de que uma pessoa pode estar na iminência de um infarto. Uma pessoa que infarta pode adquirir seqüelas como, por exemplo, a insuficiência cardíaca, o choque cardiogênico e a insuficiência mitral. O acidente vascular cerebral pode ser isquêmico (quando ocorre uma obstrução na artéria e o sangue não flui) ou hemorrágico (quando um vaso se rompe e o sangue extravasa, formando um coágulo dentro do cérebro).

Os sinais que indicam um possível derrame são, principalmente, dificuldade na expressão verbal, língua enrolada, dificuldade em equilibrar-se, sonolência e dor de cabeça. Como efeito de um derrame, a pessoa pode ter paralisias na face ou no corpo.

A procura de um médico para exames regulares que identifiquem terapias para a diminuição de risco e o reconhecimento dos principais sintomas serão alguns dos tópicos abordados no documentário Saúde Brasil, que conta com o patrocínio institucional da Pfizer.

C.A