Programa Usuário Cidadão mostra como funcionam os trens da CPTM

Visitas monitoradas às dependências operacionais da empresa serão efetuadas com prévio agendamento

sáb, 01/05/2004 - 15h37 | Do Portal do Governo

Você sabia que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta, diariamente, 1,3 milhão de usuários? São 1,6 mil viagens e 12 mil carros em circulação por dia. Imagine como é fiscalizar tudo isso e oferecer segurança total aos passageiros. O programa Usuário Cidadão foi lançado quarta-feira passada, dia 28, para apresentar ao público o funcionamento desse sistema. A partir do dia 6 de maio, as pessoas poderão visitar as dependências operacionais da empresa em atividades monitoradas, previamente agendadas.

Lideranças comunitárias da zona oeste da cidade de São Paulo, representantes da prefeitura de Santana de Parnaíba e do Centro Universitário 9 de Julho (Uninove) participaram da primeira ação do programa. Eles se reuniram às 9 horas no auditório do Centro de Controle Operacional (CCO) da estação Presidente Altino da CPTM, em Osasco, para assistir ao vídeo institucional da companhia e à palestra do assessor de relações comunitárias, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, que também é coordenador do programa.

“O objetivo da iniciativa é estreitar laços com a sociedade organizada dos setores público e privado. Lideranças comunitárias, empresariais, representantes de escolas, igrejas, clubes, sociedades de amigos de bairros são o nosso público-alvo porque são formadores de opinião. Com isso, o povo de São Paulo poderá conhecer a CPTM por dentro”, diz Oliveira, também, como é realizada a operação do transporte ferroviário, esclarece dúvidas e apresenta outros programas sociais desenvolvidos pela empresa.

Sem acidentes – Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o CCO de Presidente Altino, “cérebro da CPTM”, que administra as linhas B (Júlio Prestes até Amador Bueno) e C (Presidente Altino até Jurubatuba). Um técnico do setor informou que, além desse centro de controle, há outros dois: um na estação Luz (que controla as linhas A e D) e outro no Brás (linhas E e F).

Observando o painel de controle, totalmente automatizado e seguro, as pessoas viram os sinais coloridos que caracterizam a movimentação dos trens. Ficaram sabendo que a circulação das locomotivas depende da ligação do sistema de energia elétrica de 3 mil volts, pelo próprio pessoal do setor.

O funcionário contou que, entre todos os trechos, caso haja sinal de anormalidade, o sistema avisa imediatamente e o trem pára: “Há o intertravamento que impede que uma locomotiva bata na outra, por isso é muito difícil ocorrer acidentes”. Em casos como desmaio ou morte do maquinista em serviço, ultrapassagem da velocidade permitida (50 quilômetros em alguns trechos) ou trilhos quebrados, é acionada a vigilância automática e o movimento do carro trava.

Estação premiada – O passeio foi concluído num dos cinco trens espanhóis disponíveis, que estão em circulação desde 1998. Durante a viagem, que começou na estação Presidente Altino e seguiu até a Santo Amaro, as lideranças entraram no gabinete, conversaram com o maquinista e se surpreenderam com o dinamismo da profissão.

No final do trajeto, o chefe-geral de Estações, Eugênio Santos de Moraes, disse que a estação Santo Amaro (antiga Largo 13) começou a funcionar em 1986. Com estrutura totalmente metálica, recebeu prêmios internacionais de arquitetura e tornou-se uma das estações mais modernas do mundo, pois funciona como ponto de integração com a linha 5-Lilás do Metrô desde 2002. A estação Santo Amaro oferece cadeira de acessibilidade aos deficientes físicos e às pessoas com dificuldades de locomoção.

Lideranças comunitárias divulgarão iniciativa da CPTM

Dona Alcides Mistroni Ponties, 87 anos, coordenadora do grupo Fortaleza, da Associação de Grupos de Idosos da região oeste (Agio), recorda quando entrou numa locomotiva pela primeira vez, na década de 60: “Acho que foi no Ipiranga. Agora, o trem se espalhou por toda a cidade de São Paulo. Naquela época, era pobrezinho e hoje há uma qualidade superior”. Em relação ao primeiro contato com o programa da CPTM, disse que foi um aprendizado “maravilhoso, impossível descrever”. Sua colega Maria da Conceição Santela Ferreira, de 83 anos, e presidente da Ágio, comenta que a iniciativa da companhia é excelente, “principalmente para os idosos, um grupo social sempre esquecido.” Em sua instituição, a terceira idade desenvolve dezenas de trabalhos artesanais como opção de lazer e estímulo à melhoria da auto-estima. “Tenho 20 grupos de idosas e vou trazê-las para participarem deste programa”, promete dona Conceição.

“Serei uma multiplicadora das informações que recebi hoje. Existem inúmeros trabalhos sociais da CPTM e o usuário não sabe”, constata a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da zona oeste, Maria Vargas. “Divulgarei esta iniciativa em nossas reuniões mensais”, reforça a dirigente.

Já Francisco Dilson dos Santos, diretor-adjunto de relacionamento da Uninove, parceira da CPTM em outras atividades, frisou que compareceu à inauguração do Usuário Cidadão para conhecê-lo e divulgá-lo em sua instituição: “Quando vemos um trem não temos a dimensão do trabalho que é feito para ter essa qualidade”.

SERVIÇO

O programa Usuário Cidadão será realizado uma vez por semana com grupos de 20 pessoas. A próxima atividade será no dia 6, entre 9 e 12h30, com saída da estação Luz da CPTM até Guainazes. Para o dia 13 está programada a visita do trecho estação Presidente Altino-Santo Amaro. Agendamentos com Cláudio ou Florentino pelo telefone (11) 3293-4470.

Viviane Gomes, da Agência Imprensa Oficial