Programa SP: Um Estado de Leitores leva bibliotecas a todos os municípios paulistas

Cultura atinge meta hoje com a inauguração da biblioteca de Barão de Antonina

sex, 13/05/2005 - 10h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo atinge uma de suas mais ambicionadas metas. Todos os municípios paulistas passarão a ter uma biblioteca pública, destinada a ampliar o acesso aos livros e a incentivar a leitura por prazer.

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores, criado para garantir esses objetivos, atinge a meta, nesta sexta-feira, dia 13, com a entrega da biblioteca pública de Barão de Antonina, município localizado próximo à divisa com o Paraná, na região administrativa de Sorocaba. Esse equipamento cultural foi patrocinado pela empresa Semp Toshiba.

Quando o programa foi criado, em abril de 2003, 84 dos 645 municípios dos paulistas não tinham biblioteca. Um garimpo da Secretaria da Cultura em busca de patrocinadores que adotassem as cidades torna agora o projeto uma realidade em 2005. No esquema tripartite montado, os patrocinadores doam acervo, entre 600 e 1.000 títulos, e computador para equipar a sala. A Secretaria assume a capacitação dos funcionários municipais e as atividades de estímulo à leitura. Às Prefeituras cabe oferecer as áreas para a implantação das unidades, além dos profissionais para operá-las.

Além das bibliotecas, o programa abriu outras 53 salas de leitura pela periferia da Capital e Grande São Paulo, sendo 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, 20 em hospitais públicos, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione, outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95º Distrito Policial, duas no Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, uma na escola de samba Rosas de Ouro.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)