Programa Profissão será apresentado aos alunos em sala de aula

nd

qui, 13/12/2001 - 14h30 | Do Portal do Governo


São Paulo – As inscrições para o Programa Profissão em 2002, anunciado no dia 15 de dezembro pela secretária da Educação, Rose Neubauer, serão realizadas até a primeira semana de janeiro.

O programa será apresentado aos alunos como uma atividade em sala de aula. Cada professor ficará responsável por uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Para cada grupo de dois alunos, será entregue um suplemento publicado pela Imprensa Oficial do Estado contendo os objetivos, descrição e locais dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa.

Os estudantes vão ler e discutir o conteúdo do jornal em classe. O professor também vai conscientizar os alunos de que só devem participar os que realmente tiverem interesse, pois poderão tirar vagas de outros, se vierem a desistir posteriormente. O Programa Profissão oferece cerca de 41 mil vagas para quem está concluindo o Ensino Médio e, de acordo com Rose Neubauer, todo ano se formam aproximadamente 500 mil alunos.

Quem quiser cursar uma das 94 opções oferecidas, poderá utilizar a ficha de inscrição que vem encartada junto com o jornal. A escola recolherá as fichas e repassará à delegacia de ensino, que fará a triagem dos alunos de acordo com os critérios da Secretaria da Educação. No fim de janeiro, as escolas deverão imprimir um relatório dos alunos que foram classificados, que receberão orientações adicionais, antes de se apresentarem e confirmarem a ocupação das vagas.

Os cursos profissionalizantes são inteiramente gratuitos e começarão no dia 25 de fevereiro, com duração de doze meses. São quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Os cursos e o material são gratuitos.

As inscrições para nove mil vagas oferecidas aos estudantes que ainda vão concluir o Ensino Médio no ano que vem, só serão abertas no fim de janeiro de 2002.

Cíntia Cury / Luiz Roberto Kamide