Programa Melhor Caminho: Secretaria da Agricultura recupera estradas rurais

Investimento resulta em melhores condições para o escoamento da produção do agronegócio

sex, 14/01/2005 - 9h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recupera 378,58 quilômetros de estradas rurais em municípios onde produtores participam do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, estes trechos que variam entre 3 km e mais de 5 km são recuperados conforme tecnologia desenvolvida pela Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, também da Secretaria de Agricultura, dentro dos critérios de perenização do Programa Melhor Caminho. Muitos deles já estão em fase final.

Estes trechos estão espalhados em 93 microbacias de diferentes municípios, beneficiando mais de 7 mil produtores rurais. O Programa de Microbacias está presente em 471 municípios, em 768 microbacias, e já beneficiou mais de 50 mil agricultores, através de subvenções econômicas para aquisição de equipamentos agrícolas, repasse de máquinas de plantio direto a Associações de Produtores, mudas e sementes para a restauração de mata ciliar e combate à erosão. “É o investimento do Governo do Estado em infra-estrutura, oferecendo melhores caminhos para o escoamento da produção destes empreendedores, dando trafegabilidade as estradas durante todo o ano e , assim, colaborando na geração de renda no campo”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento, Duarte Nogueira.

O secretário também enfatiza que um dos principais gargalos da produção, além da armazenagem, está nas estradas. “O chamado Custo Brasil concentra-se principalmente na falta de infra-estrutura e, muitas vezes, um trabalho simples de perenização com a colaboração das prefeituras e do setor produtivo na sua manutenção, conseguimos conservar a estrada em bom estado até mesmo no período chuvoso”.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)