Programa leva 6 mil alunos da rede pública para visitar cidades do interior

Novidade desta edição é que, pela primeira vez, projeto inclui no passeio estudantes da capital

sex, 15/07/2005 - 9h50 | Do Portal do Governo

A edição deste ano do Programa Redescobrindo o Interior, coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), levará 6 mil crianças para o interior paulista durante as férias escolares e, pela primeira vez, inclui alunos da capital. São todos da rede oficial de ensino com idades entre 9 e 11 anos da capital, Grande São Paulo e municípios do litoral que viajarão para conhecer o interior entre os dias 11 e 22 de julho. A previsão é de 150 delegações participantes, cada uma com 40 crianças, partindo para 131 cidades. Cada delegação levará 20 meninos e 20 meninas, acompanhados de policiais militares e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.

‘Durante uma semana, elas participarão de atividades culturais e de lazer e terão a oportunidade de vivenciar um pouco da identidade cultural do interior e a vida rural das pequenas cidades. É uma experiência marcante na vida dessas crianças’, afirma o presidente do Cepam, Renato Amary.

Estão programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. A ação faz parte do Programa Caravanas do Conhecimento que, em janeiro, levou mais de 8 mil crianças (de 164 municípios de todas as regiões do Estado) para conhecer o mar pela primeira vez.

Capão Bonito a Rancharia – Em Capão Bonito, as crianças visitarão o parque das águas, uma caverna e uma fábrica de celulose e papel. Participarão de atividades e esportes radicais em Brotas e aprenderão mais do folclore em Joanópolis, conhecida como a terra do lobisomem. Em Pirassununga, estão programadas visita ao museu de piscicultura e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Confira a lista de programações nos municípios participantes do programa acessando o site do Cepam: www.cepam.sp.gov.br.

Em Vargem Grande do Sul, as delegações conhecerão zoológico, usina de cana-de-açúcar e um pesqueiro. Uma piscina de pedra e um alambique são os destaques do roteiro de São João da Boa Vista. No município de Rancharia, as atrações são uma usina de leite e a produção de laticínios. Na cidade de Fernão, criação de bichos-da-seda.

Cinco refeições – Nas 131 regiões que receberão as delegações, as escolas municipais e da rede estadual de ensino serão adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas. Cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência. A segurança será garantida por um policial militar em cada ônibus durante todo o trajeto. As viagens começam às segundas-feiras pela manhã e o retorno está previsto para sexta-feira. Antes de embarcar, todas as crianças passam por exames médicos.

Da Agência Imprensa Oficial