Programa Jovem Cidadão forma mais de cinco mil pessoas

O programa qualifica jovens para o mercado de trabalho

sáb, 08/06/2002 - 17h30 | Do Portal do Governo


Neste sábado, dia 8, o governador Geraldo Alckmin participou da formatura de 5.160 pessoas do Programa Jovem Cidadão, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.

A iniciativa objetiva resgatar os jovens em situação de risco para a cidadania por meio de cursos de direitos humanos, educação sexual, prevenção contra drogas, empreendedorismo, informática, além de qualificação profissional. Esta é a terceira edição do programa.

Segundo Alckmin o programa é importante pois forma cidadãos e fortalece o sentido de cidadania, proporcionado acesso à informática para qualificação profissional. Disse ainda que vai solicitar ao ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, que amplie a verba do programa que vem do Governo Federal. O Jovem Cidadão é mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), direcionado para os cursos de qualificação profissional e parcerias com setor privado e/ou público para elevação de escolaridade e encaminhamento ao mercado de trabalho. No caso de São Paulo, houve uma parceria com o Ministério da Justiça.

As aulas, ministradas durante quatro meses, diferem das realizadas em escolas tradicionais. Há muita interação e dinamismo, que colocam o jovem como sujeito ativo do mundo. Tanto é que são levados a identificar, planejar e executar projetos dentro da própria comunidade, sempre com bons resultados.

Para a jovem Rosane do Nascimento, 19 anos, moradora da Vila Brasilândia e que trabalha como empregada doméstica, o Programa Jovem Cidadão foi muito importante. ‘Pude aprender informática e fazer meu currículo’, afirmou.

Segundo o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, o programa foi implantado em mais de 100 municípios. ‘O Governo do Estado está oferecendo ao jovem a contribuição que ele merece’, concluiu.

Oportunidades

Durante a cerimônia de formatura, o governador informou que 6 mil jovens dispensados do exército serão contratados temporariamente para trabalhar em serviços de apoio da Polícia. Lembrou ainda que o Estado tem o Programa Profissão que disponibiliza 50 mil vagas e atende alunos que concluíram o ensino médio.

‘Estamos ampliando ainda as Fatecs com a criação de nove unidades em todo o Estado e aumentando o número de vagas na universidades públicas, USP, Unesp e Unicamp’, finalizou Alckmin.

Valéria Cintra / Carlos A. Prado