Programa Jardim Escola oferecerá cursos de capacitação em jardinagem e horticultura

Protocolo de Intenções foi assinado na última terça-feira, dia 2, pela presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, e pelo secretário do Meio Ambiente, Jos

qua, 03/12/2003 - 17h54 | Do Portal do Governo


Protocolo de Intenções foi assinado na última terça-feira, dia 2, pela presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, e pelo secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, assinou na última terça-feira, dia 2, um protocolo de intenções com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, para a implantação do programa Jardim Escola. A parceria foi firmada durante o jantar que marcou o encerramento das comemorações de 75 anos do Jardim Botânico de São Paulo.

O Programa oferecerá cursos profissionalizantes de jardinagem e horticultura, com o objetivo de promover a inclusão social e a geração de renda. O Jardim Escola irá capacitar e formar pessoas carentes, que integram as 1.700 entidades cadastradas no Fussesp. De acordo com Lu Alckmin, o Programa também vai estimular a adesão de parceiros com responsabilidade social, o que deverá potencializar as ações já previstas.

Todos os alunos irão receber kits ferramentas para o efetivo exercício profissional. Simultaneamente à qualificação profissional, a idéia é difundir conceitos importantes sobre preservação ambiental. Está na programação, ainda, aulas de exercício da cidadania.

Na primeira etapa do programa deverão ser beneficiados cerca de 600 alunos. Os investimentos estão orçados em R$ 844 mil. De acordo com o programa caberá às empresas privadas a doação dos Kits, uniformes, materiais didáticos, alimentação e bolsa auxílio. Ao Fundo Social de Solidariedade caberá o estabelecimento de critérios e seleção da comunidade para a participação no Programa. Será da competência do Instituto de Botânica a capacitação técnica, recursos humanos e infra-estrutura.

Palácio de Cristal

Durante o encontro, foi inaugurado o Palácio de Cristal no Jardim Botânico, espaço que será destinado para a realização de eventos científicos, culturais, educacionais e sociais.