Programa Interior na Praia leva mais 280 crianças para o litoral paulista

Até o final de janeiro, cerca de 8 mil crianças terão visitado litoral pela primeira vez

seg, 26/01/2004 - 10h52 | Do Portal do Governo


Um grupo de 280 crianças de cinco municípios foi recebido pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, dia 26, no Palácio dos Bandeirantes. Elas participam do programa criado pelo Governo paulista, ‘Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia’. São sete delegações com crianças de Itapevi, Hortolândia, Salto de Pirapora, Osasco, Cajuru e Caiuá.

Após o encontro, os grupos seguiram para o Litoral, cujo objetivo é levar crianças para conhecerem o mar e a cultura local, de acordo com o conceito de ‘aprender brincando’.

‘Essa é uma oportunidade para as crianças de baixa renda conhecerem o nosso Litoral. É um programa que proporciona lazer e entretenimento’, disse o governador. Ele ainda informou que em julho será realizado o processo contrário, do Litoral e da Capital para o Interior. ‘As crianças do litoral vão ter a oportunidade de conhecer as nossas belezas, serras, nossa história e artesanato. ‘É uma boa troca de experiências e inesquecível’, afirmou.

Laudicéia dos Santos Souza, de 10 anos, moradora de Osasco, disse estar muito feliz porque nunca esteve no Litoral. ‘O mar deve ser um lugar muito bonito e grande’, comentou.

Já o aluno Bismark de Oliveira Nunes, de 10 anos, disse que ficou muito feliz em conhecer o Palácio dos Bandeirantes. ‘Ontem, a nossa cidade fez 450 anos e achei muito legal conhecer o Palácio.’

O Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, ligado à Secretaria da Economia e Planejamento, atua na coordenação geral do programa, desde o início de janeiro. Até o fim deste mês, cerca de oito mil crianças terão visitado o Litoral paulista e entrado nas águas do mar pela primeira vez.

O presidente do Cepam, Silvio Torres, informou que aproximadamente 150 municípios foram incluídos nesta primeira fase.

Sobre segurança, ele lembrou que um soldado da Polícia Militar ou da Guarda Municipal acompanham as caravanas durante a realização do passeio e o Corpo de Bombeiros (salva-vidas) também cuidam dos participantes. ‘Tem todo um aparato para manter a segurança e a integridade das crianças’, disse.

As regiões que participam do programa foram selecionadas de acordo com o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), visando favorecer as áreas mais carentes apontadas pelo índice criado no ano passado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Além da primeira visão e mergulho no mar, as crianças também participam de uma série de atividades diárias durante sua estadia no Litoral, como visitas guiadas a parques estaduais de preservação ambiental, passeios de barco, visitas a monumentos históricos locais, eventos de dança, cultura e oficinas de teatro, visitas a aldeias indígenas, fábrica de sorvetes, aulas de surfe, além da prática de esportes e brincadeiras tradicionais nas escolas públicas onde ficam hospedadas.

O evento contou com a presença dos secretários da Economia e Planejamento, Andrea Calabi; da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; da Cultura, Cláudia Costin; dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; e Fábio Saba, secretário-adjunto da Educação.

Macedo Júnior