Programa estadual de apoio à pessoa portadora de deficiência é finalista em concurso da FGV

Padef apoia inserção no mercado de trabalho

ter, 25/09/2001 - 18h03 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência – PADEF -, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT – está entre os 20 finalistas do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa da Fundação Ford e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Os 20 finalistas, três deles são paulistas, receberão prêmios de R$ 5 mil para implementarem suas iniciativas e terão suas experiências relatadas em livro. Nos dias 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, será realizada a etapa final, quando cada finalista fará uma exposição para uma banca examinadora, que definirá os cinco projetos que tiverem maior destaque.

No total, foram inscritos 756 projetos e programas de todo o país. Na primeira fase da seleção, o PADEF ficou entre os 100 programas selecionados. Em seguida, após envio de material mais detalhados, posicionou-se entre os trinta semi-finalistas. Prosseguindo o processo, um especialista da FGV visitou o Programa em diversos locais, conheceu de perto o trabalho realizado, entrevistou pessoas e emitiu relatório sobre o programa. Após a visita técnica, o PADEF conquistou espaço entre os 20 finalistas.

Com atuação em 81 municípios, o PADEF existe há seis anos e tem o objetivo de inserir e manter o portador de deficiência no mercado de trabalho.

Desde o início, passaram pelo Programa mais de 10 mil pessoas, foram obtidas 3.052 vagas e 1.620 pessoas foram colocadas. Um dos grandes problemas enfrentados é a qualificação dos candidatos. “Às vezes, existem vagas em altos cargos, mas não há pessoal com escolaridade para ocupá-las. Mas estamos avançando. Com espaço no mercado, os portadores de deficiência também se organizarão para ocupar as escolas e se preparar”, diz o Secretário do Emprego, Walter Barelli.

O PADEF também oferece orientação para as empresas sobre as adaptações necessárias para o recebimento dos portadores de deficiência, além do acompanhamento do novo funcionário durante 90 dias.

Entre os parceiros do PADEF estão o Fundo Social de Solidariedade, o SENAI e o Ministério Público.