Programa Esporte na Escola expande construção de quadras esportivas nas escolas estaduais

Lançamento do Programa teve a participação do governador Geraldo Alckmin e do ministro de Esportes e Turismo, Carlos Melles

seg, 06/08/2001 - 15h31 | Do Portal do Governo

Combater a violência e a utilização de drogas entre os jovens é uma tarefa muito mais ampla do que a coerção policial. Investir na implantação de atividades esportivas, de lazer, recreação e entretenimento faz parte do projeto do Governo do Estado de São Paulo para enfrentar as causas da criminalidade. Nesta segunda-feira, dia 6, foi dado um importante passo nesse sentido, com o lançamento do Programa Esporte na Escola, realizado em parceria com o Governo Federal.

O Programa visa estimular a prática de esportes nas escolas públicas estaduais do Brasil todo, começando pelo Estado de São Paulo. Até o fim deste ano, todas as unidades educacionais de 5ª a 8ª séries com mais de 500 alunos contarão com quadras poliesportivas cobertas. O acordo foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ministro de Esportes e Turismo, Carlos Melles, durante solenidade realizada na Escola Estadual Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, zona oeste da Capital.

Melles destacou que o Programa Esporte nas Escolas está sendo implantado primeiramente em território paulista pelo interesse demonstrado pelo Governo do Estado em sua adoção. Segundo o ministro, o esporte tem a capacidade de chegar além de onde o Governo consegue ir. “É a prática esportiva que permite a inclusão e a inserção social. No esporte não há nenhum tipo de discriminação: nem social, nem racial e nem de religião”, argumentou. O ministro informou que, para o ano que vem, o Programa será estendido para as escolas que atendem de 300 a 500 alunos e, em 2003, alcançará as escolas com até 300 alunos.

O lançamento contou com a presença de secretários de Estado, deputados e inúmeras autoridades. Também participaram atletas brasileiros de destaque como o judoca Aurélio Miguel e os jogadores de vôlei Paulão, Pampa e Bernard, além do iatista Lars Grael, que atualmente preside a Secretaria Nacional dos Esportes.

Para Aurélio Miguel, a iniciativa vai resgatar a atividade esportiva para dentro das escolas. “Há muitos anos o esporte não vem sendo tratado com o devido respeito. A carga horária das aulas de Educação Física foi até diminuída no Ensino Fundamental, mas este Programa vai ajudar a mudar este quadro”, elogiou. O judoca comentou que possui alguns projetos isolados na área esportiva, mas que os programas do governo são mais importantes porque possuem maior abrangência. “Vou colaborar para o que me chamarem. Com idéias simples e funcionais, sem utopia, será possível construir um novo modelo educacional.”

A garotada também aplaudiu a iniciativa. Para a estudante do 2º colegial Netye Nubya, de 16 anos, a prática esportiva ajuda no aprendizado. “Fazer esporte ajuda a deixar a mente boa para o aluno se concentrar mais”, disse. Ela frisou que o mundo está muito violento e que o esporte permite se desligar dos problemas. Esta também é a opinião do estudante Thobias Jorge Nascimento, de 14 anos, que cursa a 7ª série no colégio Benedito de Rezende, na Capital. “Vim até aqui prestigiar o lançamento porque o esporte ajuda a afastar os jovens das drogas e das armas. Quem não pratica acaba se interessando por outras coisas e muitas vezes caminha para o lado errado”, explicou. Já o estudante Gilson Pereira, de 13 anos, lembrou que os exercícios físicos são importantes para evitar problemas de saúde. “Gosto de jogar vôlei e acho legal incentivar as pessoas a fazer esporte, para não terem problemas quando chegar a idade avançada.”

Alckmin afirmou que não existe educação sem esporte. “A pessoa que está bem física e mentalmente vai aprender melhor. A prática esportiva ajuda não só a formar o caráter, mas também no convívio social”, ressaltou. O governador reforçou a idéia de que o lazer ajuda a diminuir a violência. “É preciso polícia, mas é necessário agir nas causas da violência, proporcionando aos jovens oportunidades para se ocuparem com atividades esportivas e de entretenimento”, confirmou.

Desde o início do governo Covas/Alckmin todas as escolas construídas para atender jovens de 5ª a 8ª séries contam com quadras esportivas. Isso representa um total de 508 quadras. Também foram realizadas 1.200 coberturas de quadras, a maioria feita pelas Associações de Pais e Mestres (APMs) com recursos do Governo do Estado. Para a secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, além de construir é importante cobrir as quadras, para que os estudantes possam utilizá-las independente do tempo e do horário. “É isso que o jovem quer e precisa. É com esporte que vamos competir com a delinqüência e com as drogas, que tentam tirar os garotos da vida saudável”, disse.

O ministro Carlos Melles lembrou que São Paulo é o Estado que apresenta a maior quantidade de escolas com quadras. “O Estado tem a melhor relação quadra/aluno do Brasil”, comparou. O Programa Esporte na Escola envolve investimentos de R$ 20 milhões, sendo 50% do Governo do Estado de São Paulo e 50% da União, beneficiando cerca de 400 mil alunos. Além da construção de quadras, o Programa inclui a distribuição de materiais esportivos, capacitação de equipes e criação de núcleos esportivos dentro das unidades educacionais.

Rogério Vaquero