Programa Escreve Cartas é uma das ações da I Semana da Solidariedade

Mais de 70 pessoas já estão inscritas como voluntárias no programa

seg, 22/10/2001 - 16h59 | Do Portal do Governo

O Escreve Cartas é uma das ações que estão sendo lançadas na I Semana de Solidariedade, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que começou no domingo, dia 21 e vai até o dia 28. “A gente quer mostrar para as pessoas que ser solidário é muito fácil. É muito fácil ajudar. Aqui é um exemplo”, afirmou a presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin. Ela contou que quando chegou ao Poupatempo Itaquera para a cerimônia de lançamento do programa encontrou uma menina de 14 anos escrevendo cartas para uma pessoa analfabeta, como voluntária. Em seguida, conheceu um outro voluntário, com 79 anos. “Que lindo isso. Para ajudar não é preciso dinheiro. Ser solidário é ajudar as pessoas”, elogiou.

A menina é Nara T. Louzada, que cursa a 8ª série do Ensino Fundamental. “Sempre tive vontade de ser voluntária. Já escrevi duas cartas e adorei. Quero continuar”. Já o senhor, é Manoel Pereira Lopes. “Como estou aposentado, tinha vontade de fazer alguma coisa útil para ocupar meu tempo”, disse. Ele vai escrever cartas para analfabetos duas horas por semana e aconselha: “Quem deseja fazer alguma coisa útil, deve se tornar voluntário”.

Até o início da tarde de hoje, o programa já contava com mais de 70 pessoas cadastradas para atuar como voluntários. Para se inscrever, basta entrar em contato com o posto no qual deseja atuar. Em Itaquera, o telefone é (11)6170-7002. Em Santo Amaro no número é (11)3059-3001.

Outro ponto importante do programa é o encaminhamento dos que se mostrarem interessados para cursos de alfabetização de adultos. De acordo com o administrador das Obras Sociais Dom Bosco, padre Rosalvino, isso vai ajudar pessoas a realizar o projeto de escrever a própria carta.

Cíntia Cury

Poupatempo Escreve Cartas inicia atendimento na unidade Itaquera