Programa Escola da Família abre novas inscrições para candidatos à Bolsa Universidade

Inscrições estarão abertas de 5 a 16 de janeiro

seg, 05/01/2004 - 11h03 | Do Portal do Governo

Lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional fazem parte do calendário de atividades das escolas estaduais nos fins de semana. A partir do resultado alcançado nos primeiros meses de funcionamento, o programa Escola da Família é considerado sucesso não apenas por estudantes e educadores, mas também pelas comunidades que buscam diversão, conhecimento e lazer onde vivem.

O programa cativa a população pela sua amplitude, aproxima os alunos da direção da escola e dos professores, além proporcionar aos estudantes universitários, oriundos de escolas públicas estaduais, a oportunidade de conquistar bolsa de estudos integral em curso superior. A iniciativa está sendo tão satisfatória que de 5 a 16 de janeiro serão abertas novas inscrições para novos bolsistas, através do site www.escoladafamilia.sp.gov.br

Para se candidatar é necessário ter estudado pelo menos os três anos do Ensino Médio em escola estadual paulista e ser aluno de uma faculdade conveniada ao programa. Os estudantes interessados deverão entregar seus documentos comprobatórios nas Diretorias de Ensino no mesmo período. Estão sendo oferecidas aproximadamente 15 mil vagas em todo o Estado. Os bolsistas já contemplados terão sua inscrição renovada automaticamente, mas deverão acessar o site para atualização cadastral. Os universitários trabalham 16 horas, sendo 8 horas no sábado e outras 8 no domingo.

Duzentos e trinca e quatro instituições de ensino superior já firmaram parceria com a Secretaria e mais de 212 pré-cadastradas também oferecerão bolsas para o programa. Hoje, 5.306 escolas estaduais espalhadas por todo o Estado abrem suas portas à comunidade nos fins de semana. Somente no mês de outubro, 4,5 milhões de pessoas participaram de mais de 200 mil atividades voltadas às diversas faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O programa

Para o desenvolvimento do programa, cada escola conta com um educador profissional, uma equipe de voluntários e universitários bolsistas atuantes em todo o Estado. Concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com as faculdades e universidades particulares, a mensalidade do estudante é totalmente quitada. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitando a um teto máximo de R$ 267,00, e as universidades complementam os 100%.

Vale lembrar que, qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso às atividades e cursos desenvolvidos nas unidades escolares, basta ficar atento à programação e calendário de inscrição para as oficinas (artesanato, curso de línguas, culinária, dança, ginástica etc).

As escolas estaduais abrirão seus portões a partir do segundo final de semana deste mês (dias 10 e 11 de janeiro). Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Central de Atendimento: 0800–7700012.

Da Secretaria de Estado da Educação

(LRK)