Programa Dose Certa comemora 10 anos e Secretaria dobra número de Farmácias

Nesta terça-feira, 13 de setembro, às 9h30, será inaugurada a 11ª unidade da Farmácia Dose Certa

seg, 12/09/2005 - 11h36 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, inaugura nesta terça-feira, dia 13, às 9h30, a 11ª unidade da Farmácia Dose Certa. O evento marca a comemoração de 10 anos do Programa Dose Certa e o sucesso do primeiro ano das Farmácias Dose Certa. Até o fim deste ano serão entregues 10 novas Farmácias (incluindo esta de amanhã), chegando ao total de 20 unidades.

Criado em setembro de 2004, o projeto Farmácias Dose Certa implantou em estações do Metrô 10 pontos de distribuição de remédios do programa Dose Certa. Ao todo, foram distribuídos gratuitamente cerca de 23 milhões de remédios nestes 12 meses. Os postos mais procurados foram nas estações Clínicas, Barra Funda e Sé.

‘As Farmácias que serão inauguradas neste ano também estarão em locais estratégicos, de fácil acesso, como estações de trens e unidades de saúde estaduais. É um auxílio para distribuição gratuita de remédios à população da cidade’, afirma o secretário Barradas Barata.

O sucesso das Farmácias Dose Certa pode ser comparado ao do programa Dose Certa. Lançado há 10 anos, o programa atualmente distribui 40 tipos de remédios básicos para todos os 645 municípios do Estado. A Fundação para o Remédio Popular (Furp) é responsável pela produção destes medicamentos, como anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos, antibióticos, xaropes, anti-inflamatórios e pomadas. Desde 1995 já foram produzidos e distribuídos pela Furp, a todo o Estado, cerca de 8,6 bilhões de unidades de remédios, o equivalente a R$ 600 milhões.

‘Os medicamentos do programa Dose Certa combatem 80% das doenças mais comuns. Em 1995, quando foi lançado, atendia a cidades com até 30 mil habitantes. Hoje, todo o Estado recebe os remédios’, diz o secretário.

A 11ª Farmácia Dose Certa será no Ambulatório de Especialidades Geraldo Bourroul_ rua Martins Fontes, 208 – bairro Consolação – região central de São Paulo.

Onde serão as 10 novas Farmácias Dose Certa:

* CPTM Estação Santo Amaro
* CPTM Estação Guaianazes
* CPTM Estação Perus
* CPTM Estação Piqueri
* EMTU Terminal São Mateus
* Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista
* Hospital Estadual de Sapopemba
* Hospital Geral de Pedreira
* Ambulatório de Especialidades ‘Doutor Geraldo Bourroul’
* Conjunto Hospitalar do Mandaqui

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.