Programa do Governo do Estado concorre ao Prêmio de Gestão Pública e Cidadania

nd

sex, 23/11/2001 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (PADEF) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) concorre nesta sexta-feira, dia 23, ao prêmio ‘Gestão Pública e Cidadania’, concedido pela Fundação Getúlio Vargas. A premiação será na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

O programa do governo paulista promove o cadastramento, seleção, orientação e encaminhamento de candidatos portadores de deficiência ao mercado de trabalho, além de oferecer assessoria técnica às empresas no que diz respeito à análise das funções e da estrutura do ambiente de trabalho. Desde o início das suas atividades, em 1995, o PADEF já cadastrou 10.507 candidatos nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) instalados em mais de 80 municípios paulistas e colocou 1.690 inscritos no mercado de trabalho.

PADEF é referência

O PADEF também se tornou referência para as empresas, que encontram no programa orientação na elaboração do plano de trabalho para o cumprimento da Lei 8.213. A legislação determina a porcentagem de vagas que cada companhia deve destinar às pessoas portadoras de deficiência. Este índice pode variar de 2% a 5%, de acordo com o número de funcionários.

O PADEF tem a parceria do Ministério do Trabalho que, recentemente, divulgou levantamento inédito mostrando o aumento da contratação de pessoas portadoras de deficiência. Segundo a pesquisa do Ministério, em 2000, três em cada quatro trabalhadores dessa categoria encontravam-se desempregados. Já em 2001, os números revelam que mais de 50% da categoria já conquistaram uma colocação no mercado de trabalho.