Programa ‘Direitos Humanos em Cena’ encerra atividades no Memorial da América Latina

Desenvolvido pela Secretaria da Administração Penitenciária, projeto utiliza técnicas teatrais para debater questões ligadas ao sistema carcerário

qui, 06/12/2001 - 16h49 | Do Portal do Governo

Além de ter realizado o maior programa de ampliação de vagas prisionais da história do Estado de São Paulo, a Secretaria da Administração Penitenciária também atua com destaque no processo de recuperação dos detentos.

Um dos principais projetos nesta área é o ‘Direitos Humanos em Cena’, desenvolvido pela Secretaria, por meio da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), em parceria com o Centro do Teatro Oprimido, o People’s Palace Projects e a Secretaria da Justiça.

Os trabalhos realizados por este programa serão encerrados este ano, no dia 12 de dezembro, em evento no Memorial da América Latina. Os interessados em participar das discussões ou dar propostas sobre o sistema carcerário devem se inscrever pelo telefone:(0xx11) 6987-0951, ou pelo e-mail araujo.osmar@lycos.com. As inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 7.

Utilizando técnicas do teatro, o projeto ‘Direitos Humanos em Cena’ criou vários espaços, como Oficinas de Direitos Humanos, Diálogos e Fóruns Públicos. Os atores, freqüentemente excluídos da lei e das declarações internacionais de Direitos Humanos, apresentam cenas conflitantes e a platéia pode intervir, propondo alternativas. O objetivo é descobrir maneiras para garantir os próprios direitos e preservar os dos outros.

Em geral, são contadas histórias daqueles que se encontram marginalizados pela pobreza, preconceito e prisão. É uma forma de expor as idéias de todos que vivem e trabalham no sistema penitenciário: os presidiários, suas famílias, as vítimas e os guardas.

Programação de encerramento:

9h – Abertura, com a diretora executiva da Funap, Berenice Giannella, e o diretor do People’s Palace Projects, Paul Heritage
9h30 – Teatro Fórum I – O olhar dos Agentes de Segurança Penitenciária
11h – Teatro Fórum II – A visão dos que vivem dentro das celas
13h – Almoço
14h30 – Teatro Fórum III – A ótica das mulheres presas sobre o cárcere
16h30 – Mudança de Cena – Como podemos ajudar a transformar as prisões.

Data:Quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2001
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 564, Barra Funda – São Paulo/SP.