Programa de Resgate da Cidadania é levado para mais 3.600 jovens do Estado

Mais 61 postos do Corpo de Bombeiros vão receber crianças com idade entre 7 e 15 anos para atividades fora do horário de aulas

qua, 27/03/2002 - 14h44 | Do Portal do Governo


Wesley Guimarães de Oliveira, de 13 anos, foi uma criança agressiva, que não gostava da escola e pensava em interromper os estudos. Passou a freqüentar um quartel do Corpo de Bombeiros e, hoje na 7ª série, está aprendendo inglês, parou de brigar na escola e passa mais tempo em casa. Histórias como a de Wesley são comuns no programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’, que está sendo ampliado e poderá mudar a história de outros 3,6 mil jovens com idade entre 10 e 15 anos.

Nesta quarta-feira, dia 27, o governador Geraldo Alckmin esteve na Praça da Sé, na Capital, para assinar convênios com 61 municípios para a implantação do programa em quartéis do Corpo de Bombeiros espalhados por todo o Estado.

Cada posto receberá cerca de 60 jovens em situação de risco pessoal e social, fora do horário escolar, para desenvolver atividades que vão desde fundamentos de primeiros socorros e de prevenção a incêndios até noções de cidadania, educação ambiental e comportamento. Nos quartéis, eles também aprendem teatro, dança, capoeira, artes plásticas e, nas unidades com piscina, natação, além de receberem acompanhamento e reforço escolar. As crianças passam mais de quatro horas diárias nas unidades, com direito a lanche e refeição. ‘Eu não tinha vontade de estudar. Fiz uma prova e tirei zero. Com o incentivo do coordenador do ‘projeto’, que freqüento desde o início, há um ano e meio, consegui tirar a nota máxima da classe na prova seguinte’, relatou Jéssica Silvia Barbosa, de 13 anos.

Jéssica começou a participar do programa logo que foi implantado, há um ano. Durante a fase experimental, o SOS Bombeiros atendeu 360 jovens em seis quartéis da Capital, nos bairros da Sé, Guarapiranga, Cachoeirinha, Santo Amaro, Itaquera e Jabaquara.

Para a ampliação do programa, o Governo do Estado está destinando mais de R$ 4,8 milhões. Esses recursos serão usados para a contratação de merendeiras, já que as crianças recebem um lanche e uma refeição por dia durante o período de atividades, além de professor e monitores. Os jovens também recebem uniformes. O ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’ é uma ação integrada, que envolve o Governo do Estado, prefeituras e entidades sociais. Desenvolvido pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, é executado com a parceria da Secretaria da Segurança Pública, do Corpo de Bombeiros e de instituições sociais. A operacionalização fica sob a responsabilidade de organizações não-governamentais.

‘Este programa é importante porque se destina prioritariamente às famílias de menor renda, com até dois salários mínimos, e às crianças com alguma dificuldade na escola, que tenham risco de abandonar os estudos por ter dificuldade no aprendizado. É o chamado after school, quer dizer, além da escola, ela faz uma complementação escolar. E não poderia haver melhor complementação do que com o bombeiro, que é nosso herói. Todos nós temos uma grande admiração pelo bombeiro’, destacou Alckmin.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Wagner Ferrari, lembrou que o programa surgiu de uma ação desenvolvida há alguns anos pela corporação, o ‘Bombeiro-Mirim’. ‘É uma alternativa que criamos para tirar as crianças das ruas’, afirmou.

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo Abreu, o programa é ideal, porque, além de tirar da rua, integra o jovem. ‘É nessa fase da vida que se resgatam valores, sentimentos, ideais’, afirmou.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Educação, todos os anos cerca de 93 mil crianças com problemas nos estudos correm o risco da evasão escolar. ‘A meta é atender, ainda este ano, 45,5 mil jovens nessa situação’, ressaltou o secretário estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença. No mês de abril, o governador deve assinar novos convênios para a implantação do programa em outros 25 quartéis e, em maio, em mais 13, atingindo os 105 postos do Corpo de Bombeiros que têm espaço físico suficiente para receber os jovens.

Nos municípios em que os quartéis dos Bombeiros não têm espaço físico suficiente para receber os jovens, será implantado um programa semelhante, com atividades ministradas por bombeiros, professores e profissionais de educação física em centros recreativos, esportivos ou sedes de entidades sociais. Esse programa receberá o nome de ‘Espaço Amigo’.

Nesta quarta-feira, o programa está sendo levado para os municípios de Andradina, Araçatuba, Araraquara, Arujá, Assis, Atibaia, Avaré, Barretos, Bauru, Birigui, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Cruzeiro, Cubatão, Dracena, Fernandópolis, Garça, Guarulhos, Ilha Solteira, Indaiatuba, Itapecerica da Serra, Itapeva, Jaboticabal, Jales, Jaú, Limeira, Lins, Marília, Matão, Mirassol, Mogi das Cruzes, Olímpia, Osasco, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Penápolis, Pereira Barreto, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Rio Claro, Salto, Santa Cruz do Rio Pardo, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Roque, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Cíntia Cury