Programa de Prevenção do Hospital do Servidor Público vai à sede do Governo paulista

Funcionários poderão fazer exames preventivos de hoje, dia 8, até quarta-feira, dia 10

seg, 08/11/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

O Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público (Iamspe) está levando ao Palácio dos Bandeirantes o Programa Prevenir Iamspe. A partir desta segunda-feira, dia 8, até quarta-feira, dia 10, os servidores que trabalham na sede do Governo do Estado estarão realizando os exames de rastreamento, que compreendem a medição da pressão arterial e coleta de sangue para exames de glicemia, triglicérides e colesterol e, para os homens com idade a partir de 45 anos, o exame PSA, para detecção de câncer de próstata. Os trabalhos foram abertos na manhã desta segunda-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin.

Esta é a segunda fase de visitas dos profissionais do Prevenir às sedes de Secretarias para avaliação do quadro de saúde dos funcionários para a promoção da melhoria da qualidade de vida e detecção de doenças crônicas não transmissíveis.

O objetivo do Programa, que foi criado em 1998, é a conscientização dos servidores quanto à atenção com a saúde, além da prática de atividade física regular, mudança de hábitos alimentares e dos problemas relacionados ao tabagismo. Esses temas são tratados em palestras organizadas pelo Grupo de Trabalho de cada Secretaria, que é composto pelos seus servidores. As aulas são ministradas por especialistas do Iamspe, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde e demais entidades convidadas.

Os trabalhos do Prevenir Iamspe no Palácio dos Bandeirantes são coordenados pela assistente social da Casa Civil, Elza Bittencourt Rúbio, e contam com a parceria da Casa Militar que realiza a assistência médica do pessoal da sede.

De acordo com Elza, até o momento, 300 funcionários se inscreveram para a realização dos exames. “Acredito que até quarta-feira esse número seja maior, já que muita gente não fez a inscrição antecipada, mas deve nos procurar nesses dias”, disse.

Os exames estão sendo realizados no ambulatório do Palácio dos Bandeirantes, das 8h30 às 11h30. Os exames devem ser feitos, preferencialmente, em jejum de 12 horas.

Além dos exames, também é aplicado um questionário detalhado entre os servidores, a fim de avaliar o quadro geral de saúde do pessoal da sede.

Este ano, o Programa Prevenir esteve nas sedes das Secretarias de Cultura, Agricultura, Habitação e Economia e Planejamento, totalizando o atendimento de mais de 700 servidores. Ainda deu continuidade à sua mais recente versão: o Prevenir Kids, que faz a prevenção de doenças entre os filhos dos servidores públicos, principalmente na área de otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia. O Programa fez sucesso entre os pais e as crianças das Secretarias de Agricultura e Transportes.

A parceria com a Casa Civil foi um importante apoio para a realização do Curso sobre Capacitação em Noções Básicas em Vigilância Epidemiológica promovido pela equipe do Prevenir nos meses de agosto e setembro desse ano no Iamspe. Ele foi voltado aos profissionais de recursos humanos de todas as Secretarias do Estado e contou com a presença do psicólogo e assessor da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Dr. Mário Ferreira Porto.

Cíntia Cury / Assessoria de Imprensa do Iamspe