Programa de Padarias Artesanais é apresentado para a ONU

Iniciativa vai ao encontro do que foi proposto pelas Nações Unidas nas Metas do Milênio

ter, 15/06/2004 - 16h27 | Do Portal do Governo


O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) incentiva as pessoas a trabalharem juntas no combate à pobreza e vai ao encontro do que foi proposto pelas Nações Unidas nas Metas do Milênio. O programa deveria ser disseminado em todo o mundo. Essa é a opinião da conselheira técnica do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas, Christina Barrineau. Nesta terça-feira, dia 15, ela visitou Lu Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, especialmente para conhecer o programa desenvolvido pela presidente do Fussesp.

“O valor deste programa não é apenas econômico, ele também atua no resgate da auto-estima, nutrição e saúde das pessoas. Além disso, mostra o exemplo da força e determinação dos pobres, que são parte importante da comunidade e da economia. Quando nós os incluímos, isso é bom não apenas para eles, mas para todos nós”, afirmou a representante da ONU.

No encontro, Lu Alckmin explicou que o objetivo do Fundo Social de Solidariedade é atender as pessoas mais pobres. Para isso, desenvolve projetos em diversas áreas. Um deles é o de Geração de Renda, que tem como principal programa o de Padarias Artesanais.
Ela explicou que o programa vem sendo desenvolvido no Estado pelo Fundo Social de Solidariedade, com a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, iniciativa privada, Fundos Sociais de Solidariedade municipais e a sociedade civil organizada. “As Padarias Artesanais não são construções, são equipamentos que doamos para a fabricação de pães com alto valor nutritivo e comercial”, destacou.

Além do pão, programa ensina ética, cidadania, saúde e higiene

Os kits de Padarias Artesanais, compostos por um forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, são doados ao Fundo de Solidariedade estadual por empresas, bancos e até pessoas físicas. O Fussesp repassa esses kits aos Fundos Sociais Municipais de todo o Estado e às 1.900 entidades assistenciais da Capital cadastradas. A entidade que recebe os kits deve nomear duas pessoas para passarem por capacitação, que é feita por técnicos da Secretaria da Agricultura, na sede do Fussesp, para que atuem em suas comunidades como multiplicadores, ensinando a fazer o pão, além de noções de cidadania, ética, saúde e higiene. Atualmente, o Fussesp conta com 5,6 mil Padarias Artesanais funcionando em todo o Estado.

Lu Alckmin mostrou à representante das Nações Unidas diversas fotos de visitas que fez a 23 regiões do Estado para avaliar os trabalhos desenvolvidos nos municípios a partir das Padarias Artesanais. Enquanto mostrava as fotos, a presidente do Fussesp narrava relatos de pessoas que conseguiram melhorar as condições de vida, oferecer sustento para a família e resgatar a auto-estima a partir do programa.

Ressaltou ainda que o Programa de Padarias Artesanais está sendo levado às escolas que abrem as portas nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer. Nos fins de semana, os kits são usados para ensinar os pais a fabricar pães e, durante a semana, são feitos pães para reforçar a merenda. Atualmente, o programa está funcionando em 1,6 mil escolas. A meta é atingir todas as 5,7 mil.

Resgate da auto-estima

“Fizemos um levantamento para saber o que as pessoas que participaram do programa consideravam mais importante e descobri que é o resgate da auto-estima. Quem participa do programa faz amizades, conversa, divide problemas e descobre a própria capacidade”, relatou a presidente do Fussesp.

Os relatos emocionaram a conselheira das Nações Unidas. “Histórias de como as pessoas podem sobreviver em situações de grande dificuldade são sempre inspiradoras. Mostram a força humana e inspiram as outras pessoas”, observou.

Lu Alckmin informou que as Padarias Artesanais já estão sendo copiadas por diversos municípios em diferentes Estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Alagoas e outros. O programa também tem sido procurado por outros países, como Uruguai, Venezuela, Índia, Irlanda e Inglaterra.

Cíntia Cury