Programa de Padarias Artesanais é apresentado à primeira-dama do Maranhão

Alexandra Tavares foi recebida pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin

qui, 03/03/2005 - 17h51 | Do Portal do Governo

O sucesso das 6.500 padarias do Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo deve chegar ao Nordeste do País. A presidente do Fundo, Lu Alckmin recebeu nesta quinta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, a primeira-dama do estado do Maranhão, Alexandra Tavares, que veio conhecer de perto o programa.

Criadas há três anos, as padarias artesanais têm o objetivo de resgatar a cidadania da população carente, melhorando a qualidade da alimentação, gerando emprego e renda.

Segundo a representante maranhense o interesse pelo programa começou após um encontro entre seu marido, o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares e o governador Geraldo Alckmin que comentou sobre o trabalho realizado em São Paulo.

‘Mais importante que desenvolver ações é buscar as que efetivamente demonstrem resultados’, disse Alexandra. Ela destacou que o Maranhão precisa de apoio e de programas que possam gerar renda e capacitar as pessoas. Após o encontro Alexandra foi à sede do Fundo Social de Solidariedade, na Zona Oeste, para conhecer o processo de capacitação.

A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros com a utilização de kits, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, todos doados pela iniciativa privada.
Lu Alckmin lembrou que 1.900 entidades assistenciais e favelas da Capital estão cadastradas no programa, nos 645 municípios do Estado, além de 3.500 escolas estaduais, que fazem parte do programa Escola da Família, que abrem as portas nos finais de semana. ‘A meta é atingir todas as seis mil escolas da rede pública estadual, com o objetivo de aproximar a comunidade desse trabalho’, afirmou.

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas. Ao todo, já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores no Estado.
Minas Gerais, Rio de Janeiro e até o país vizinho, Paraguai já contam com as padarias.

Lu Alckmin destacou também o programa de Geração de Renda que apóia os municípios na implantação de outros projetos de geração de renda onde cada prefeitura recebe R$ 10 mil para desenvolver ações. ‘São projetos de corte e costura, cozinhas ou mesmo ampliação das padarias’, explicou a presidente do Fundo Social que confirmou sua presença na inauguração da primeira padaria artesanal no Maranhão.

Carlos Prado