Programa de padarias artesanais do Fundo Social de Solidariedade gera empregos e renda

Kits atendem entidades assistenciais, hospitais, conjuntos habitacionais e assentamentos, entre outros

seg, 07/10/2002 - 11h52 | Do Portal do Governo

O Programa Padaria Artesanal, de capacitação e geração de renda do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) entregou, da metade de 2001 até setembro deste ano, 2.902 kits de panificação. Os kits atenderam na Capital entidades assistenciais cadastradas pelo Fussesp, hospitais, unidades da CDHU, Febem, presídios, tribos indígenas, assentamentos e comunidades quilombolas, entre outros. No Interior foram beneficiados os fundos municipais.

Além da doação dos kits de panificação foram capacitados 1.918 agentes multiplicadores. Desses, 600 fizeram o curso na Capital e 1.318, no interior. Na prática, cada entidade da Capital indicou dois participantes que, após um dia de curso, com direito a diploma da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, tornaram-se multiplicadores, voltando para suas comunidades com o compromisso de repassar as instruções recebidas. No interior, as aulas foram ministradas nas 13 células regionais do Fussesp, atendendo Fundos Municipais de todo o Estado.

Cada kit contém um forno, um botijão de gás, uma balança, um liquidificador, uma batedeira e quatro assadeiras e é doado por empresas parceiras da iniciativa privada. Desde a implantação, o programa já recebeu a adesão de 30 empresas.

O Grupo Santander foi o maior parceiro do Fussesp neste projeto, doando 1.400 kits, num custo total de R$ 940 mil. Esta parceria do Fussesp com o Santander/Banespa possibilitou a doação de kits de padaria artesanal para todos os municípios paulistas, núcleos de 45 conjuntos habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), além de creches e hospitais.

Novas cozinhas

Para atender melhor o programa de capacitação o Fussesp construiu, em sua sede no Parque da Água Branca, duas cozinhas. As obras, também feitas em parceria com a iniciativa privada, foram instaladas no Espaço Convivência, prédio anexo à sede do Fussesp. As obras possibilitaram a duplicação da capacidade de atendimento dos cursos de profissionalização em panificação, dobrando o atendimento de 12 para 24 pessoas por dia.

Próximas doações

Até o mês de dezembro, Postos do Corpo de Bombeiros de 78 municípios, que participam do programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’, vão implantar o programa de capacitação em panificação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Estas unidades atendem cerca de 5 mil menores, oferecendo atividades de cunho social. As padarias artesanais irão funcionar em 83 núcleos, incluindo cinco da Capital. Todas as unidades também estarão participando do programa Casa de Brinquedos do Fussesp.

Os kits foram adquiridos pela iniciativa privada e estão sendo repassados para as corporações que desenvolvem atividades comunitárias. Além do trabalho do dia-a-dia, prestando socorro, realizando resgates e salvamentos, os bombeiros ainda oferecem as instalações, estrutura física dos postos e apoio técnico para o desenvolvimento do programa de atendimento ao menor. O ‘SOS Bombeiro’ é realizado por meio de parceria firmada entre o Estado, municípios e entidades assistenciais.