Programa de Padarias Artesanais chega às escolas da Grande São Paulo e Interior

Aviso de Pauta: Sábado, dia 27, às 10 horas

sex, 26/11/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e o Secretário Adjunto Estadual da Educação, Paulo Barbosa, implantam neste sábado, dia 27, às 10 horas, em Carapicuíba, o Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais da Grande São Paulo e do Interior do Estado que integram o Programa Escola da Família. São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Está prevista a instalação de padarias artesanais em toda a rede estadual de ensino, ou seja, em quase 6 mil escolas.

A cerimônia será realizada na Escola Estadual Cecília da Palma Valentim Sardinha, com a entrega de um kit de Padaria Artesanal. Ao todo, serão doados 138 kits que beneficiarão 138 escolas nas regiões de Caieiras, Carapicuiba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itu, Mauá, Osasco, São Roque e Taboão da Serra.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700 a R$ 1.200, dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado há quase três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.000 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado, além de capacitar mais de 3.000 escolas estaduais.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 12 mil pessoas foram capacitadas.

Data: Sábado, dia 27 de novembro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Escola Estadual Cecília da Palma Valentim Sardinha
Endereço: Rua Gália, 249 – Bairro Ariston – Carapicuiba – SP
Contato: (11) 3745-3500/3684/3505 – Cristina Macedo / Giovana Pacchioni / Christiane Rocha

C.C.