Programa Caravanas do Conhecimento vai levar crianças do interior para o litoral

Pretende atingir neste mês cerca de oito mil alunos de nove a 11 anos de idade

seg, 05/01/2004 - 13h17 | Do Portal do Governo

O Programa Caravanas do Conhecimento está de volta com o objetivo principal de fazer com que as crianças que nunca viram o mar – e que com recurso próprio não teriam oportunidade de conhecer o litoral – entrem em contato com os diferentes ecossistemas: a Serra do Mar e suas referências históricas, geografia, física, ciências, ecologia. A finalidade é promover o lazer conjugado à educação informal alternativa, seguindo o princípio do aprender brincando.

Antigo Interior na Praia, o programa foi colocado em prática pela primeira vez durante a gestão do governador Franco Montoro como um dos maiores projetos de turismo educacional realizado pelo governo do Estado. Mobilizou 126 mil crianças entre 1984 e 1990.

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, assume a coordenação geral do projeto. Em janeiro pretende atingir cerca de oito mil alunos de nove a 11 anos de idade da rede oficial de ensino municipal e estadual. A viagem será sempre às segundas com retorno previsto para as sextas-feiras.

Organização e execução

As prefeituras do interior serão as cidades visitantes, ficando responsáveis pela seleção de monitores e transporte. O alojamento, alimentação, programação de atividades, segurança e saúde ficarão por conta das prefeituras do litoral, das cidades hospedeiras e de outras secretarias envolvidas.

Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são as cidades do litoral paulista selecionadas para receber os jovens. O programa será realizado durante todo o mês de janeiro em 175 cidades do interior, que estarão sendo divulgadas em breve.

Para a organização e execução serão formadas comissões municipais com representantes das áreas de educação, esportes, turismo, promoção social, saúde, Fundo de Solidariedade e entidades locais, além do apoio do Cepam e de outras secretarias estaduais.
As escolas da rede oficial de ensino passarão por adaptações para receber os estudantes. A eles serão oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas e colchonetes, assim como cardápios com café da manhã, almoço, lanche da tarde e da noite e jantar.

Parcerias

O programa será realizado pela Secretaria da Educação em conjunto com a Secretaria de Economia e Planejamento, representada pelo Cepam com a participação das Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer, da Saúde, de Segurança Pública, da Assistência e Desenvolvimento Social, e dos Transportes, com o apoio da Sabesp, da Nossa Caixa, da Associação Paulista de Municípios e do Fundo Social de Solidariedade do Estado.

Da Agência Imprensa Oficial