Programa Auto-emprego capacita catadores para formação de cooperativas no Alto Tietê

Capacitação é baseada em metodologia específica que tem como princípio 'aprender fazendo'

sex, 13/08/2004 - 14h31 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias do Emprego e Relações do Trabalho e do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, em parceria com as Prefeituras Municipais de Salesópolis e Ferraz de Vasconcelos, está desenvolvendo importante ação no âmbito do projeto “Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo: Alto do Tietê – Cabeceiras”.

Trata-se de formação de cooperativas de catadores, através do Programa de Auto-Emprego – PAE, visando o desenvolvimento da coleta seletiva nestes municípios, como parte de um conjunto de ações cujo objetivo é a redução, em 30% do volume do lixo coletado e disposto em aterros sanitários daquela região.

A capacitação dos catadores para a formação das cooperativas é baseada em metodologia específica que tem como princípio “aprender fazendo”. O desenvolvimento das aulas se dará de forma dinâmica e participativa, alternando conteúdos teóricos, organizacionais e ferramentas de gestão, além de práticas profissionais específicas voltadas à coleta seletiva.

As ações iniciam-se amanhã, dia 14, às 10 horas no município de Ferraz de Vasconcelos e às 15 horas em Salesópolis.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho