Programa Agita São Paulo vira tema do Dia Mundial da Saúde

Capital paulista foi escolhida para sediar comemorações por desenvolver ação de combate ao sedentarismo

sex, 05/04/2002 - 16h51 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 5, São Paulo é a sede das comemorações do Dia Mundial da Saúde. No final da manhã, o governador Geraldo Alckmin recebeu, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gro Harlem Brundtland, e os ministros da Saúde, Barjas Negri, e de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, para a cerimônia de abertura mundial do evento.

A OMS escolheu o programa de combate ao sedentarismo ‘Agita São Paulo’ como tema para este ano. Assim, até o próximo domingo, diversos países vão promover atividades sob o título ‘Agita Mundo’ ou, em inglês, Move For Health, para comemorar o Dia Mundial da Saúde. Durante o evento, o governador assinou decreto instituindo 2002 o ‘Ano da Atividade Física’ e, 6 de abril, o ‘Dia da Atividade Física’.

O sedentarismo atinge atualmente cerca de 70% da população mundial e é o principal fator causador de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Calcula-se que cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por problemas decorrentes da falta de atividade física. Para combater esse mal, o Governo do Estado criou, há seis anos, o ‘Agita São Paulo’, por meio da Secretaria Estadual da Saúde.

A proposta desse programa é estimular as pessoas a praticarem algum tipo de atividade física por 30 minutos, diariamente, dentro de suas rotinas, como trocar o elevador pela escada, levar o cachorro para passear, empurrar o carrinho de bebê, lavar o carro ou descer do ônibus um ponto antes do habitual.

‘Essa conscientização de que a gente pode mexer o corpo no cotidiano pode preservar a saúde da população’, afirmou o governador, que receitou um medicamento contra o sedentarismo, que não é pílula, nem comprimido ou ampola. ‘Esse remédio tem bula simples. Vida: Agite para Usar’, afirmou.

A diretora-geral da OMS destacou que o programa mostra que praticar atividade física não significa somente fazer esportes e, portanto, é algo que pode ser feito por todas as pessoas, independentemente da idade. ‘O Agita São Paulo fez com que milhares de pessoas entendessem que a melhor estratégia para evitar o custo e o sofrimento da doença é a prevenção’, enfatizou Brundtland.

Estima-se que uma pessoa sedentária gaste, por ano, cerca de US$ 300 dólares a mais do que aquelas que praticam atividades físicas regulares em assistência médica e medicamentos.

De acordo com o presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), Vítor Matsudo, responsável pelo desenvolvimento do programa para o Governo paulista, cerca de 70% da verba destinada à Saúde é usada para pagar os gastos gerados pelo sedentarismo.

‘Por muitos anos, os investimentos em saúde eram vistos, por economistas, como algo adicional em que os países em desenvolvimento poderiam dispor após alcançarem um alto nível de renda. Eu me convenci de que isto estava errado. Uma população saudável é um pré-requisito para o crescimento, assim como o resultado disso’, afirmou a diretora-geral da OMS.

Diversos eventos estão sendo organizados em vários municípios paulistas, até o próximo domingo, dia 7. Na Capital, serão apresentadas atividades físicas, recreativas e shows, com a participação de instituições, escolas públicas e academias esportivas, além de órgãos ligados ao Governo do Estado.

No domingo, grupos sairão em caminhada de pontos diferentes da cidade, às 7h30, e seguirão até a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, onde, às 10 horas, serão iniciadas diversas apresentações e a feira ‘Passaporte para a Saúde’, que medirá pressão arterial, peso corporal, estatura, colesterol, glicemia e mostrará o risco do fumo para a população.

Cíntia Cury