Permitir que as pessoas, principalmente as mais carentes, conheçam e saibam usar o computador e os recursos da internet. Esse é o objetivo do Programa Acessa São Paulo, que está comemorando nesta quarta-feira, dia 13, mais de 10 milhões de atendimentos nos 174 infocentros espalhados por todo o Estado. Implantado há quatro anos, o Acessa São Paulo é considerado o maior programa de inclusão digital do País.
Durante a cerimônia, no infocentro que fica na sede da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o governador Geraldo Alckmin anunciou a implantação de mais 26 infocentros em locais de grande fluxo de pessoas, na Capital, Grande São Paulo, Campinas e Santos, no primeiro semestre deste ano. Além disso, está prevista a implantação de mais 100 postos no Interior do Estado até o fim de 2005. Na opinião de Alckmin, o Programa Acessa São Paulo é um dos principais instrumentos para democratizar o conhecimento.
O infocentro da Secretaria da Juventude atende cerca de 600 pessoas por dia e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Conta com 32 computadores para usuários e 4 para suporte técnico. Treze monitores dão orientações às pessoas que procuram o serviço. “O horário de maior procura é o do almoço. O pessoal aproveita o horário para enviar e receber e-mail e ter acesso à internet. Faz até fila de espera”, observou o governador. O supervisor da unidade, Filipe Gabriel de Morais, supervisor da unidade, ressalta que a maioria dos usuários tem idade entre 25 e 30 anos e está procurando emprego.
O uso dos infocentros é gratuito e aberto à população. Cada unidade é equipada com computadores Pentium III, ou equivalente, e acesso à internet. Ao todo, são 480 mil pessoas cadastradas, que utilizam os 1.800 computadores. Para auxiliar os usuários, os infocentros mantêm monitores treinados para atender necessidades específicas, como procurar emprego. “É impresionante esse instrumento da modernidade. As pessoas conseguem estudar pela internet, melhorar o aprendizado, arrumar emprego, fazer cursos de capacitação, ter lazer, entretenimento e até arrumar namorada”, brincou o governador. Ele ressaltou ainda que, atualmente, quem não tem o mínimo de conhecimento de informática tem grande dificuldade de conseguir emprego.
Além de levar acesso aos recursos da informática e da internet à população, o programa foi responsável pela geração de mais de 500 empregos diretos e indiretos e por incentivar a criação de projetos comunitários em cada Infocentro. Foram criadas mais de 300 mil contas de e-mail gratuitas e 68% dos usuários dizem ter melhorado seu desempenho na escola.
O Acessa São Paulo conta com 78 infocentros na Capital e 96 na Região Metropolitana e Interior. Com a implantação dos 26 postos anunciados nesta quarta-feira, serão 200 unidades em todo o Estado.
A previsão é inaugurar os novos infocentros até o fim de maio, com exceção das unidades nos Poupatempos Osasco e Santos e nos CICs (Centro de Integração da Cidadania) de Guarulhos e Campinas, que têm cronograma próprio.
– 26 novas unidades
– R$ 780 mil de investimento
– 308 microcomputadores
– 9,46 mil atendimentos por dia
– Parque Baby Barioni – Av. D. Germaine Bucchard, 451 – Água Branca
– Parque Fontes do Ipiranga – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Jabaquara
– Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Rua Bela Cintra, 1032 – Consolação
– Secretaria de Economia e Planejamento – Rua Iguatemi, 107 – Itaim Bibi
– Metrô Sé – Praça da Sé, s/n – Centro
– CPTM Brás – Pça. Agente Cícero, s/n – Brás
– CPTM Barra Funda – R. Mário de Andrade, 69 – Barra Funda
– CPTM Dom Bosco – R. Sábbado D’angelo, 1024 – Itaquera
– CPTM Pinheiros – Av. das Nações Unidas, 5701 – Pinheiros
– CPTM Granja Julieta – Av. das Nações Unidas, 15.187 – Vila Gertrudes
– CPTM Itaim Paulista – R. Rafael Correia Da Silva, 13 – Itaim Paulista
– CPTM José Bonifácio – Av. Nagib Farah Maluf, 1500 – José Bonifácio
– CPTM Piqueri – R. José Peres Campelo, s/n – Pirituba
– CPTM Socorro – Av. Das Nações Unidas, s/n – Jurubatuba
– CPTM São Miguel Paulista – R. Salvador De Medeiros, 451 – São Miguel Paulista
– CPTM Tatuapé – R. Catiguá, s/n – Tatuapé
– CIC Campinas
Rua Ofelia Anherti Pieri, 85
– Terminal EMTU
Rua Katar Name, 151 – Centro
– Terminal EMTU
Av. Conceição x Av. Kennedy – Parque Mamede
– CIC Ferraz de Vasconcelos
Av. Américo Trufelli, 60 – Parque São Francisco
– CIC Guarulhos
Av. Capão Bonito, 64 – Jardim Maria de Lourdes
– CIC Feitiço da Vila
Estrada de Itapecirica, 8887 – Parque Fernanda
– CPTM Mogi das Cruzes
Pça Sacadura Cabral, s/n – Centro
– Poupatempo Osasco
Endereço não definido
– Terminal EMTU
Endereço não definido
– Poupatempo Santos
Endereço não definido
O que fazer nos Infocentros
· Navegar em sites
· Fazer pesquisas escolares
· Produzir e mandar currículos
· Procurar vagas de emprego
· Declarar o imposto de renda
· Consultar processos na Justiça
· Aprender a gerenciar pequenos negócios
· Fazer cursos à distância
Programas especiais para deficientes
– Dicionário Libras
Dicionário da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em CD-ROM, para auxiliar a alfabetização dos portadores de deficiência auditiva. Tem 43,6 mil verbetes, 3,5 mil vídeos e mais de 3,3 mil imagens. Desde de novembro de 2002, foram distribuídos 12 mil CD-ROMs.
– Deficientes visuais
Na região central da capital, foi implantado um infocentro em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). Desde março de 2002, já foram 11,4 mil atendimentos.
– Estação Especial da Lapa
O infocentro da Lapa, gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), atende preferencialmente pessoas portadoras de deficiências visuais, auditivas, físicas, deficientes múltiplos e mentais. Localizado na Estação Especial da Lapa, o infocentro contra com softwares desenvolvidos especificamente para este público.
RAIO-X
Existem três categorias de Infocentro:
· Postos Públicos de Acesso à Internet (POPAIs): unidades instaladas em locais públicos com grande fluxo de pessoas, como postos do Poupatempo e estações de Metrô, trem e ônibus da EMTU
· Comunitários: implantados em parceria com entidades da sociedade civil
· Municipais: instalados em convênio com as prefeituras
Categoria
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Nº de infocentros
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Usuários cadastrados
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Atendimentos
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Popais | 23 | 285 mil | 3,7 milhões |
Comunitários | 64 | 112 mil | 4,6 milhões |
Municipais | 87 | 83 mil | 2,1 milhões |
Total | 174 | 480 mil | 10,4 milhões |
Cíntia Cury