Programa Acessa São Paulo oferece Ensino de Informática a Distância

Iniciativa deverá atender cerca de 80 mil pessoas

sex, 20/09/2002 - 10h19 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 23, mensalmente, mais de 80 mil pessoas de baixa renda poderão freqüentar cursos de informática gratuitos, por intermédio do programa de inclusão digital Acessa São Paulo, que já conta com 100 Infocentros instalados na Capital e no Interior do Estado.

Estes alunos poderão acessar o Portal de Educação a Distância do Acessa São Paulo (www.acessa.sp.gov.br/webaula), construído em parceria com a WebAula, empresa mineira especializada em ensino a distância. Serão oferecidos 26 cursos de informática on-line à população, que também contará com tutores para tirarem suas dúvidas. No final do curso os alunos recebem certificados documentando a conclusão do aprendizado.

A viabilização dessa parceria para a implantação do treinamento virtual será sem custos para o governo do Estado de São Paulo. Caso esses cursos fossem feitos em escolas de informática tradicionais, eles estariam em torno R$ 4.000,00 por aluno. Portanto, a iniciativa gera uma economia de R$ 240 milhões para o Programa Acessa São Paulo.

Cursos

No módulo Introdução à Informática estão incluídos os cursos Digitação, Introdução à Informática, MS windows 98, MS Windows ME, MS Windows XP, Scaner e Winzip 8.0. O módulo MS Office e Aplicativos inclui: MS Access 97, MS Excel 97, MS Excel XP, MS FrontPage 2000, MS Outlook, MS Power Point 97, MS Word 97, MS Word Avançado, MS Word XP, MS Works 2000.

No módulo Design, os alunos poderão aprender Corel Draw 9.0, Flash 4.0 e Flash Avançado I. O módulo Programação oferece os cursos Active Server Pages, HTML e Lógica. Além desses cursos, também estão incluídos: Internet Navegação e Mensagem, MS Power Point XP e MS Project 2000.

Programa Acessa São Paulo

O Programa Acessa São Paulo é a estratégia do governo do Estado de inclusão digital para a população carente das classes D e E. O programa cria espaços – conhecidos por Infocentros – e instala computadores com acesso à Internet em entidades comunitárias na periferia da Capital, locais de grande fluxo e em cidades do Interior do Estado.

Os monitores são pessoas da própria comunidade, preparadas pela Escola do Futuro da USP, que posteriormente são contratadas pelo governo para orientação dos usuários e estimular a criação de conteúdos. De sua implantação, em setembro/01, até hoje, o Programa conta com 1.200 pontos e já registrou 1,14 milhão de atendimentos. O objetivo é instalar em um ano mais 2 mil pontos.

Parceria

A parceria com a WebAula foi resultado do contato com os usuários dos Infocentros que levaram à coordenação do Acessa São Paulo o “caminho” até o site. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que entre os cinco sites mais acessados nos Infocentros estava o Web Aula e procuramos ver do que se tratava”, conta Fernando Guarnieri, coordenador do Projeto Acessa São Paulo.

Para reforçar, outra parceira do Programa, a Insight, em pesquisa realizada, constatou que a quarta maior motivação dos usuários dos Infocentros em relação ao uso da Internet era poder fazer cursos on-line. “Perguntamos aos usuários se achavam que a internet poderia mudar suas vidas e de que maneira. A maioria (81%) considerou que a rede ajudaria trazendo mais informações sobre saúde.

Em segundo lugar (79%) apareceu a possibilidade de arrumar emprego; em terceiro (75%) a maior chance de se informar ou reclamar sobre serviços públicos e, em quarto (70%) a possibilidade de fazer cursos de informática on line”, explica Guarnieri.

Na medida em que esses alunos se cadastrarem, o projeto estará compondo um banco de profissionais que poderá ser acessado pelas empresas. Neste ponto, a Internet começa a atender o segundo maior anseio, o de facilitar a conquista de um emprego”, conta Guarnieri.

É que por meio do Gestor Curricular, um dos módulos da plataforma de ensino a distância do Web Aula, será possível encontrar com mais facilidade o profissional que se encaixe no perfil desejado. Por exemplo, uma empresa poderá solicitar uma relação de alunos do sexo feminino, residentes em determinada cidade, região ou bairro, que tenham conhecimentos acima de 70% em Excel e acima de 90% em Word. Bastará um clique para que a lista de profissionais disponíveis que preencham o quesito apareça na tela, inclusive com endereço e telefone.

Lançado em agosto de 2000, o portal é responsável pelo treinamento de mais de 240 mil pessoas no Brasil, Japão, Estados Unidos e outros países. “O WebAula tem cumprido bem o seu papel de inclusão digital, uma vez que a maioria desses alunos utilizam linha discada, portanto é uma solução pronta para o mercado brasileiro”, completa o presidente da empresa, Marcos Rezende.

Para se ter uma idéia da força do portal, são registrados hoje mais de três milhões de page views por dia, sendo que cerca de 600 novos alunos se cadastram todos os dias em um dos cursos. O mais interessante é que a indicação tem sido a melhor propaganda do portal. Dos mais de 240 mil cadastrados, pelo menos 21,64%, ou seja, quase 50 mil alunos, afirmam ter tomado conhecido do WebAula através de recomendação de amigos.