Programa Acessa São Paulo já atendeu 300 mil pessoas

População de baixa renda conta com acesso gratuito à Internet

seg, 11/03/2002 - 16h05 | Do Portal do Governo

Mais de 300 mil pessoas já foram atendidas nos postos de acesso gratuito à Internet do Programa Acessa São Paulo, desenvolvido pelo Governo do Estado. O número é expressivo, pois muitos usuários puderam mexer pela primeira vez em um computador e a maioria desconhecia as inúmeras utilidades da internet.

Os postos, chamados de Infocentros, estão localizados em bairros da periferia da Capital. Hoje, a cidade conta com 35 centros implantados e até o fim deste ano serão 58 unidades em funcionamento.

Recentemente, o Programa começou a ser expandido para o Interior. São José do Rio Preto foi a primeira a receber os equipamentos. Foram instalados 10 microcomputadores para atender 220 pessoas diariamente.

Outros 63 municípios paulistas deverão ser beneficiados até o fim de 2002. As cidades de Registro, Araçatuba, Andradina, Piracicaba, Adamantina, Dracena e Votuporanga serão as próximas a serem atendidas.

O objetivo do Programa é combater a exclusão digital. Segundo o coordenador do Programa Acessa São Paulo, Fernando Guarnieri, com a evolução tecnológica está surgindo uma nova forma de analfabetismo. ‘Grande parte da população mundial não tem acesso a computadores e às novas tecnologias. Em São Paulo, estamos oferecendo oportunidade de acesso à população de baixa renda, que ficaria excluída’, explicou.

Os usuários podem utilizar os equipamentos durante 30 minutos. O uso é acompanhado por monitores, contratados pelo Governo do Estado nas unidades da Capital e pelas prefeituras no Interior.

Além de preservar os equipamentos, os monitores orientam as operações básicas, tiram dúvidas, auxiliam na criação de uma conta de e-mail pessoal e estimulam as pessoas a navegarem na rede. Enviar currículos, acessar sites de emprego, de concursos públicos do Poupatempo e do Detran são as operações mais comuns.

O Governo do Estado investe cerca de R$ 40 mil na implantação de cada Infocentro. O Programa também conta com o apoio das empresas Telefônica, que doa o Speed, e a Nexans, que doa os cabos; ONGs, Sebrae-SP; Banespa; Prodesp; Imesp; e Escola do Futuro.

Rogério Vaquero