Programa Acessa São Paulo inaugura mais três unidades do Infocentro na Capital

Estado conta com 127 Infocentros e mais de 2 milhões de atendimentos

qui, 06/03/2003 - 8h53 | Do Portal do Governo

Estado conta com 127 Infocentros e mais de 2 milhões de atendimentos

O Programa Acessa São Paulo (www.acessasaopaulo.sp.gov.br), projeto do Governo do Estado voltado para a inclusão digital da população carente (classes D e E), inaugura em março mais três unidades do Infocentro na Capital: Jardim Elba (Rua Caro Sacaibu, 422), Lapa (Rua Guaicurus, 274) e São Mateus (Rua Adélia Chohfi, 100) .

O Acessa São Paulo cria espaços e instala computadores com acesso à internet em entidades comunitárias na periferia da Capital (Infocentro Comunitário), locais de grande fluxo (Postos Públicos de Acesso – Poupatempo, Bom Prato), e em cidades do Interior (Infocentros Municipais).

Os monitores são pessoas da própria comunidade, preparadas e contratadas pela Escola do Futuro da USP, para orientar os usuários e estimular a criação de conteúdos. Desde sua implantação, em setembro de 2001, o Programa conta com 127 Infocentros (66 na Capital, 2 na Grande São Paulo e 59 no Interior) e já registrou 2.373.443 atendimentos. Até o final de abril devem ser instalados mais 10 unidades.

Objetivo

O programa Acessa São Paulo tem o objetivo de oferecer às populações carentes a oportunidade de conhecer mais um canal de expressão, a internet, e mostrar que a tecnologia também ajuda a democratizar não somente o conhecimento mas também a sua produção e a produção de cultura popular. “Nosso foco não é só colocar a informação no ar e dar acesso às populações carentes, mas também mostrar que ela pode inserir conteúdos na rede, por meio da criação de sites e jornais comunitários”, esclarece Fernando Guarnieri, coordenador do Projeto. Ainda segundo Guarnieri, é fundamental ensinar as pessoas a usarem a ferramenta internet como instrumento de exercício da cidadania.

Entidades

A escolha das entidades parceiras do Acessa São Paulo é feita a partir daquelas cadastradas em órgãos do Governo estadual. As não cadastradas tem que oferecer a contrapartida exigida para participar.

Das entidades cadastradas é exigido que tenham no mínimo cinco anos de existência e espaço para a implantação no Infocentro. Elas também são responsáveis pelo pagamento de despesas de àgua e luz.

Nos Infocentros da Capital, por meio do Acessa São Paulo, o Governo do Estado fornece os computadores, hardwares, móveis, conexão à internet e links para o desenvolvimento de trabalhos pelas comunidades, além de dar treinamento e promover a reciclagem dos monitores, que também são remunerados.

No Interior, são as Prefeituras que escolhem as entidades e cuidam da manutenção, sendo que as menores costumam utilizar espaços próprios para criá-los. No caso, o Estado também fornece os equipamentos e dá treinamento para os monitores.

Os monitores dos Infocentros são da comunidade e selecionados entre maiores de 16 anos. Não lhes é exigida formação universitária nem conhecimentos de informática, pois eles obterão no curso de capacitação, realizado pela Escola do Futuro, da USP, que dura 90 dias.

Serviço

Informações para cadastramento no projeto podem ser obtidas pelo telefone (0XX11) 3745-3800, com Michele, em horário comercial.

(AM)