Profissionais da CPTM e do Metrô participam de pós-graduação na área ferro-metroviária

Aula inaugural será realizada nesta quarta-feira, dia 20

qua, 20/02/2002 - 9h15 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira, dia 20, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI / USP) o curso de Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária. Após a aula inaugural haverá uma cerimônia de instalação do programa desenvolvido para os profissionais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo. Estarão presentes o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e os presidentes da CPTM, Oliver Hossepian, e do Metrô, Miguel Carlos Kozma.

Criado para engenheiros com formação em eletrônica, elétrica ou mecânica, esse curso de pós-graduação terá a participação de 30 alunos, sendo 12 da CPTM, 12 do Metrô e seis de empresas fornecedoras de sistemas. Coordenado pelo professor José Roberto Cardoso o curso, inédito no Brasil, foi desenvolvido por professores da USP. Com a parceria de profissionais da CPTM e do Metrô, os responsáveis pela elaboração do programa realizaram alguns ajustes para que o conteúdo se adequasse ao sistema ferro-metroviário paulista.

Com duração de dois anos, o curso será dividido em 15 módulos de 30 horas, sendo o primeiro: Máquinas Elétricas aplicadas na tração elétrica. As aulas acontecerão de quarta a sexta-feira das 8 às 17h30 e aos sábados, das 8 às 12h30.