Professores vão ensinar técnica chinesa de meditação nas escolas da rede estadual

Formatura no Ginásio do Ibirapuera foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 18/03/2004 - 14h33 | Do Portal do Governo

São Paulo – Diminuir o nível de estresse dos alunos da rede estadual, bem como melhorar a concentração em sala de aula. Com essa finalidade, o Governo do Estado está implantando, nas aulas de educação física dos alunos dos ensinos fundamental e médio, a técnica chinesa Lien Ch’i.

Nesta quinta-feira, dia 18, no Ginásio do Ibirapuera, foi realizada a formatura de três mil professores estaduais que lecionam na Capital e na Grande São Paulo. A cerimônia foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin, madrinha da turma.

O Lien Ch’i é uma técnica oriental de meditação – originária da arte marcial do kung fu – baseada em exercícios físicos. O treinamento dos professores da rede estadual foi feito de forma voluntária, pela equipe do dr. Jou Eel Jia, presidente da Associação de Medicina Chinesa no Brasil.

Simpatizante da filosofia oriental, o governador Geraldo Alckmin comentou que os exercícios vão ajudar a diminuir a violência nas escolas e também contribuirão para afastar os alunos das drogas, além de proporcionar uma melhora no convívio social. ‘Hoje em dia as escolas não devem ensinar apenas as matérias tradicionais. Precisam estar abertas para novos conceitos. Estes exercícios proporcionam harmonia entre o corpo e a mente e ajudam a reduzir o estresse físico e emocional.’

Valéria Cintra / Luiz Roberto Kamide