Professores terão acesso gratuito à Bienal do Livro de São Paulo

Abertura será no dia 25 de abril no Centro de Exposições Imigrantes

qui, 28/03/2002 - 11h42 | Do Portal do Governo

Os professores da rede estadual de ensino terão acesso gratuito à Bienal do Livro, principal evento do setor no país, que será realizada em São Paulo, entre 25 de abril e 5 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes.

Para participar da ‘Promoção do Professor, basta fazer o seu pré-cadastramento no site www.bienaldolivro.com.br ou credenciar-se diretamente durante o evento (mediante apresentação de holerite e RG).

Neste ano, a Bienal está em novo endereço: o Centro de Exposições Imigrantes, um dos mais novos e bem estruturados espaços para eventos. Fica bem no comecinho da rodovia Imigrantes, no km 1,5. A localização é de fácil acesso e haverá transporte gratuito saindo do Metrô Jabaquara, que fica a 800 metros do local.

Visitação Escolar

A Bienal do Livro também criou o projeto da Visitação Escolar (visitas escolares monitoradas) como uma forma de incentivar a cultura e o hábito da leitura desde cedo, formando uma nova geração de leitores. Nos dias 29 e 30 de abril e nos dias 2 e 3 de maio de 2002, na Bienal haverá uma programação preparada especialmente para os estudantes. A coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas(CENP) da Secretaria da Educação, juntamente com o grupo do projeto ‘Jovem Protagonista’ estarão organizando as visitas programadas para a rede estadual de ensino. Em 2000, mais de 180 mil estudantes de 2 mil escolas foram à Bienal do Livro.

Livros não didáticos no programa Leia Mais

A Secretaria de Estado da Educação investiu 20 milhões de reais nos últimos seis meses para a compra de livros de literatura para os estudantes de ensino médio. Foram 3 milhões de livros distribuídos para 3 mil escolas, beneficiando 2 milhões de alunos. Cada escola escolheu os livros que gostaria de ter em sua biblioteca. Mais que um instrumento de apoio pedagógico, as bibliotecas escolares vêm se transformando em centros de integração dos jovens e da comunidade.

Uma análise inicial revelou que as bibliotecas estimularam grande participação comunitária em seus projetos e organização. Em Diadema, por exemplo, a comunidade faz voluntariamente a manutenção do acervo da Escola Estadual Filinto Muller. Outros objetivos do programa ‘Leia Mais’ para os estudantes: estimular o gosto pela leitura, apresentar os grandes clássicos da literatura e fornecer ao professor livros que sirvam de ferramenta para um bom trabalho pedagógico nas mais diferentes disciplinas.