Professores da rede estadual de São Paulo vão à Espanha para ampliar conhecimento

Os 30 professores que iniciam a viagem neste sábado, dia 2, foram recebidos por Alckmin no Palácio dos Bandeirantes

sex, 01/07/2005 - 18h57 | Do Portal do Governo


Os 30 professores da rede estadual de São Paulo que viajarão à Espanha, para participar de um curso de Língua e Cultura Espanhola, foram recebidos nesta sexta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin. Eles ficarão em território espanhol, durante um mês, tendo aulas intensivas de idioma, economia espanhola, técnicas de tradução e outras matérias optativas na Universidade de Salamanca, uma das mais tradicionais do País.

A viagem terá início neste sábado, dia 2. A capacitação será toda custeada pelo banco Santander/Banespa, incluindo viagem, hospedagem, refeição e excursões. No ano passado, 30 professores da rede paulista de ensino já fizeram este curso e em 2006 mais 30 serão contemplados. O curso tem duração de 100 horas.

Alckmin parabenizou os docentes e destacou a importância de aumentar a interação com outras culturas. “Um dia a Espanha descobriu a América. Agora, são estes professores que descobrirão a Espanha. E depois irão compartilhar com seus alunos e colegas da rede o acervo cultural espanhol e os valores humanísticos daquele país”, observou.

A professora de português e inglês da Escola Estadual Jardim das Rosas, de Francisco Morato, Viviane Marques, disse que realizará um sonho antigo. Segundo ela, esta será uma experiência muito enriquecedora para os professores e também para os alunos. “Todos voltarão com um certificado de extensão universitária e com uma visão de mundo diferente para passar durante as aulas. Além disso, esta viagem é um reconhecimento e isso também deve ser transmitido aos alunos. Com este exemplo, eles podem vislumbrar conquistas pessoais e acreditarem mais neles mesmos”, assegurou.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, lembrou que até o fim deste ano todas as escolas estaduais estarão informatizadas, mas enfatizou que os equipamentos não substituem os professores. “Em São Paulo nós temos máquinas, mas também temos almas. É isso que forma o vínculo com os alunos, pois o professor é um referencial. Essa viagem é mais uma maneira de valorizar o educador”, ressaltou. Além de todos os professores que viajarão amanhã, o evento também contou com a presença de executivos do banco Santander/Banespa.

Durante os meses de agosto e setembro, outros 100 professores da rede farão mestrado na Universidade de Londres, na Inglaterra.

Rogério Vaquero