Professores da rede estadual concluem curso sobre técnica oriental

Técnica do Lien Ch'i trabalha com meditação e respiração

ter, 13/09/2005 - 12h02 | Do Portal do Governo

Aproximadamente 610 professores das 89 Diretorias de Ensino do Estado irão participar da formatura do módulo I do curso de Lien Ch’i. A cerimônia no Teatro Fernando de Azevedo, dentro do prédio da Secretaria da Educação, será nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas, e terá a presença do secretário Gabriel Chalita.

Capacitação em Lien Ch’i

O curso com duração de 30 horas/aula é ministrado pelo médico acupunturista Jou Eel Jia, de 47 anos, chinês naturalizado brasileiro, e pela equipe da Associação Brasileira de Medicina Chinesa. A idéia é transformar os educadores em multiplicadores da proposta, com aplicação prática dos movimentos do Lien Ch’i. Em todo o Estado, 11.415 professores de Educação Física foram beneficiados pelo projeto, e segundo a CENP, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação, neste segundo semestre de 2005 a capacitação será estendida aos professores das áreas de Artes e Saúde.

Objetivos

A proposta é expandir a consciência dos professores para estimular os alunos na ampliação da percepção, além de utilizar a filosofia chinesa e as técnicas de meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

Sobre o Lien Ch’i

O Lien Ch’i (exercício da energia) é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração onde são reproduzidos alguns movimentos de animais como a cegonha, o dragão e a tartaruga.

Este trabalho trata dois aspectos importantes: o Qi (energia) e a respiração, fundamentais neste tipo de prática corporal terapêutica. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam 8 movimentos do Lien Ch’i.

Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Data: Quarta-feira, dia 14 de setembro de 2005
Horário: 10 horas
Local: Teatro Fernando de Azevedo, na sede da Secretaria de Estado da Educação – Praça da República, 53.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação