Professora realiza sonho de estudar na Europa

Vânia Pontes foi uma das vencedoras do intercâmbio que o Governo paulista fez com a Universidade da Espanha

sex, 28/01/2005 - 18h47 | Do Portal do Governo


Estudar no exterior e ter a oportunidade de entrar em contato com a cultura da origem de sua família foi sempre um sonho para a professora Vânia Pontes, 51 anos, casada e mãe de três filhos, que há 18 anos leciona na rede pública estadual.

Após um disputado concurso, no qual participaram mais de 700 candidatos, ela foi uma das 30 selecionadas que ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha, em junho de 2004.

Parte dessa história, Vânia contou ao governador que esteve na cidade de Iracemápolis, região de Limeira, nesta sexta-feira, dia 28, município onde ela trabalha e reside.

Ela ganhou o material didático, hospedagem, alimentação, tudo pago pelo Governo do Esrtatdo em parceria com o Banco Santader. Com mestrado na Unesp, a professora dá aula de Ciências e Biologia, no ensino fundamental e médio.

Os novos conhecimentos adquiros, ela repassou aos alunos, como a valorização que os espanhois dão às pessoas da terceira idade, a sua cultura e história – evitando utilizar expressões norte-americanas, muito comum aqui no Brasil, além do cuidado com o meio ambiente, evitando o desperdicio de água.

‘Sempre foi um sonho estudar em um país diferente e conhecer a terra onde meus avós nasceram. Senão fosse essa bolsa eu não teria essa oportunidade.

No dia 17 de janeiro deste ano, o governador autorizou que outras 30 bolsas para participação em programa de extensão universitária sejam concedidas a professores da Educação Básica II, na mesma universidade, em Salamanca, numa parceria com o Banco Santander.

Valéria Cintra/Carlos Prado