Proerd: Instrutores e alunos recebem homenagem em Congresso Internacional

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é dirigido aos estudantes da 4ª série

sáb, 04/10/2003 - 20h13 | Do Portal do Governo

Instrutores, alunos e idealizadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram homenageados no encerramento do 1º Congresso Internacional – A Polícia Militar na prevenção ao uso de drogas e à violência, realizado entre quarta e sexta-feiras, em São Paulo.

O Proerd é um programa de prevenção dirigido aos estudantes da 4ª série. Com método dinâmico, os instrutores visitam as escolas uma vez por semana para realizar atividades culturais e educacionais.

O Soldado PM Rogério e o aluno Daniel Francisco da Silva representaram o empenho da polícia e dos alunos no combate às drogas. Ambos foram os responsáveis pela substituição do outdoor, que ficava em frente ao Centro de Educação Musical Tom Jobim e exibia uma foto do artista fumando.

Em maio, foi colocado um novo painel com Tom Jobim tocando piano. Um vídeo mostrando a substituição dos outdoors, acompanhada por muitos alunos, foi exibido na cerimônia.

Em 10 anos de atividade, o programa atingiu mais de 1,5 milhão de crianças. Para representar a primeira turma de jovens formados pelo Proerd foi escolhido Aurélio Pequeno dos Santos. Hoje, ele é aluno oficial cursando o primeiro ano de formação na Academia do Barro Branco. “A gente tinha aulas toda semana. Os alunos esperavam ansiosos. Era uma aula diferente, principalmente por ser dada por um policial”, disse.

Presidente da Imprensa foi homenageado

O presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, recebeu homenagem em agradecimento às cartilhas do Proerd, produzidas na empresa desde 2000. “Na Imprensa Oficial, todos se dedicam com muito amor e garra ao trabalho. Os funcionários sabem como é importante a impressão das cartilhas e, principalmente, a luta do Proerd. A emoção desta cerimônia mostra o amor como os policiais realizam seus trabalhos”, declarou.

Policiais femininas também foram homenageadas

Em reconhecimento aos esforços realizados na preparação do Proerd, a coronel PM Laudinéia de Oliveira, conhecida como Dama de Ferro, foi homenageada pelo coronel PM Alberto Silveira, comandante-geral da Polícia Militar. “Nossa festa é nosso trabalho. Todos os dias trabalhamos para ensinar”, disse o oficial, comemorando os resultados atingidos.

A sargento PM Sonia Ribeiro Gonçalves foi parabenizada pela sua luta para a adaptação do Proerd em aldeias indígenas e comunidades de pescadores do Estado. E a coronel PM Vitória Brasília, por sua participação fundamental no Proerd desde o início das atividades do programa.

Na cerimônia, o comandante autorizou a utilização do brevê para os instrutores policiais que participam do curso de formação. Muitos se emocionaram com a notícia. Para encerrar, todos cantaram a música do Proerd, composta pelo sargento PM Coutinho, também homenageado no evento.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)