Produção: Variedade de cana é mais eficiente para alimentação animal

A cana com menor teor de fibra e alto teor de açúcares foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico

sex, 17/05/2002 - 17h32 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-Apta) desenvolveu uma variedade forrageira de cana com menor teor de fibra e alto teor de açúcares, que proporciona maior ganho de peso para o gado, criando uma condição mais favorável para a alimentação animal.

A avaliação de digestibilidade e conversão alimentar demonstrou que a variedade forrageira de cana IAC86-2480 é mais eficiente do que a variedade padrão RB72454, que é a mais cultivada no Brasil e no mundo. Além de o animal ter um ganho em peso de 18%, o uso da variedade IAC tem melhor operacionalização da alimentação animal no dia-a-dia da propriedade rural, diminuindo assim o custo com mão-de-obra.

O trabalho foi desenvolvido pelo pesquisador e diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana do IAC-Apta, Marcos Guimarães Landell, em parceria com a Embrapa de São Carlos (SP). Segundo Landell, os destaques da nova variedade são: ‘ a não florescência, que permite manter a qualidade tecnológica da espécie, sua capacidade excelente de brotação, inclusive no período de seca, o despalhamento espontâneo e o porte ereto da variedade, com altura média-baixa e diâmetro de coluna médio’.

O aumento da eficiência na colheita chega a 30% em função do porte ereto e da despalha espontânea, pois reduz uma etapa do trabalho manual. A colheita mecanizada também tem ganhos, já que a uniformidade possibilita maior rendimento para a máquina.

Para Landell, ‘ apesar de o Brasil ter a canavicultura mais eficiente do mundo, as lavouras de cana destinadas ao uso forrageiro são de baixa produtividade, o que torna a atividade pecuária mais onerosa. Por tal razão, essa nova conquista do IAC é muito importante para o agronegócio e tem um importante papel social, pois beneficiará também, o produtor com menos de um hectare de cana plantado, aumentando significativamente sua margem de lucro’.

A novidade será lançada comercialmente em breve, primeiro nas regiões centro-oeste e sudeste do Estado, onde foram realizados os estudos, para depois atingir as outras regiões do Estado e do País. O IAC contará com a colaboração das 32 usinas conveniadas ao Programa de Cana IAC, que já receberam a variedade IAC86-2480, para alcançar o maior número de produtores no menor tempo possível.

As usinas deverão produzir as mudas e distribuí-las aos agricultores de suas regiões. Estima-se que 1,8 milhão de produtores poderá ser beneficiado. A variedade foi apresentada no Agrishow 2002, em Ribeirão Preto.