Produção: São Paulo conhece vencedores do 3º concurso estadual de qualidade do café

Evento escolhe os melhores cafés produzidos no Estado

ter, 05/10/2004 - 18h22 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira participa nesta quarta-feira, dia 6, da cerimônia que premiará os 14 melhores cafés produzidos em São Paulo, vencedores do 3º Concurso Estadual de Qualidade do Café – Prêmio Aldir Alves Teixeira.

O evento, que será realizado às 16 horas no Museu dos Cafés do Brasil, em Santos, é promovido pela Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pela Associação Comercial de Santos (ACS) e pelo Sindicato da Indústria do Café (Sindicafé-SP), com apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Diferente de outras competições similares de café, que oferecem prêmio em dinheiro aos vencedores, o concurso Estadual de Qualidade de Café abre oportunidade para que os produtores vencedores vendam o produto a preços acima das cotações de mercado.

Assim, os 14 lotes vencedores do concurso deste ano foram colocados à venda em um leilão especial marcado para ocorrer no dia 05 (um dia antes da entrega dos prêmios no Museu dos Cafés do Brasil), na Associação Comercial de Santos.

Como nas edições anteriores, os finalistas têm seus cafés provados por torrefadores que efetuam ofertas de compra dos lotes. Os cafés, com seus lotes numerados e sem identificação passam pelo teste de classificação, com o café verde (grão) e pela prova cega de xícara (café torrado). A partir daí os torrefadores se reúnem com seus técnicos para experimentar e dar lance nos 14 lotes classificados.

Os lotes não estavam identificados e sim numerados para não haver privilégios para nenhum dos competidores. O vencedor será o café que tiver o preço mais alto pago pelas empresas participantes do leilão.

Na primeira edição do concurso estadual, em 2002, a produtora Januária Aparecida, de Pirajú, foi a vencedora — seu café recebeu uma oferta de compra de R$ 275,7. Em 2003, o vencedor foi o cafeicultor Esmerino Joaquim Ribeiro do Vale, de Caconde, que recebeu R$1.203,50 pela saca (60 kg) de seu produto. “Uma das intenções do concurso é agregar valor ao café paulista e atrair a atenção das empresas exportadoras e das torrefadoras, que oferecem preços mais altos para os cafés premiados”, explica secretário.

De acordo com Nogueira, a competição ajudará a divulgar ainda mais o “café de São Paulo de qualidade, produto que já está muito bem representando pelo programa Selo “Produto de São Paulo”, que certifica os cafés superiores e gourmets das empresas paulistas de torrefação. “Muitas indústrias do Estado já foram premiadas com o Selo de Qualidade para o Café Torrado e Moído, lançado pela secretaria em 2002”, afirma.

Assim como em 2003, as marcas que comercializarem os produtos finalistas terão lugar de honra nos supermercados paulistas, graças à atuação da Apas. Essas marcas trarão na embalagem o adesivo indicativo de “Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2004, além de receber o prêmio Aldir Alves Teixeira.

São Paulo é o maior exportador de grão verde do País, por meio do Porto de Santos, que responde por mais de 60% das exportações brasileiras. “O Estado é ainda o terceiro maior produtor de café do Brasil, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo, e também o principal mercado consumidor de café do país, absorvendo cerca de 40% do café industrializado”, diz o secretário.

O evento contará também com a participação de Nathan Herszkowicz, presidente da Câmara Setorial de Café, do Sindicafé e também diretor executivo da Abic; de Eduardo Carvalhaes Jr., coordenador do concurso; de José Moreira da Silva, presidente da ACS, além de autoridades locais e estaduais, industriais, exportadores, produtores e lideranças do setor.

Data: quarta-feira, dia 6
Horário: 16 horas
Local: Museu dos Cafés do Brasil – Palácio da Bolsa Oficial do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Santos/SP

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.